Alijó Sociedade

Município vai aplicar 3,7 milhões de euros para eliminar problemas habitacionais de famílias carenciadas

O Município de Alijó vai aplicar 3,7 milhões de euros para garantir o acesso a uma habitação adequada a 168 famílias do Concelho, num total de 465 pessoas que vivem em condições precárias. Este investimento vai ser implementado no âmbito do “1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”.

O acordo que vai permitir este investimento foi assinado, a 6 de janeiro, pelo Município de Alijó e pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), tendo sido homologado pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e pelo Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, que estiveram presentes na cerimónia.

O Presidente da Câmara Municipal, José Paredes, afirmou que este acordo “inaugura um tempo novo”. “Temos, a partir de agora, um instrumento estruturante para que possamos implementar no terreno uma verdadeira e ambiciosa política de habitação e uma ferramenta estratégica de planeamento e reabilitação urbana”, sublinhou.

A Estratégia Local de Habitação, elaborada pelo Município de Alijó, vai permitir o alargamento do parque habitacional municipal, com a aquisição e reabilitação de mais 22 fogos, e a reabilitação de 145 habitações sociais já existentes distribuídas por todo o concelho. Além destas intervenções, o Município vai apoiar na elaboração de candidaturas a 25 agregados familiares com habitação própria que vivem em condições precárias.

José Paredes sublinhou que a Estratégia Local de Habitação é “um documento evolutivo” que poderá abarcar outras situações, nomeadamente as que estão a surgir em consequência da pandemia. ”Este momento é apenas mais um dos muitos momentos que estamos a criar no sentido de construirmos, dia após dia, um caminho de mudança em direção a um futuro mais justo e mais equilibrado para o nosso Município”, realçou o Presidente da Câmara.

A Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, agradeceu ao Município de Alijó pelo “imprescindível” trabalho realizado na sinalização das situações de carência habitacional e sublinhou que o objetivo transversal do 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação é “salvaguardar que todos têm direito a uma habitação digna”.

O Município de Alijó assinou o 11º acordo de colaboração a nível nacional, sendo o primeiro da região Interior Norte. O “1.º Direito” dá resposta às famílias mais carenciadas e a grupos mais vulneráveis, que não têm resposta a não ser através da habitação social ou, mesmo tendo habitação própria, não têm capacidade de reabilitar as suas habitações.

Últimas Notícias

Lalim acolhe prova de trail com percurso de 13 quilómetros

14/10/2025

Filme apoiado pelo Município de Lamego selecionado para prestigiada mostra internacional

14/10/2025

UTAD conquista oito posições no Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual da FCT

14/10/2025

Vinho do Porto: Vieira de Sousa prossegue aposta em formatos diferenciadores e premium

14/10/2025

IVDP celebrou “O Mágico Número 5” em masterclasse exclusiva no Port Wine Day

14/10/2025

Coro da Misericórdia de Lamego vive jornada única em Roma

14/10/2025

Município de Lamego promove controlo reprodutivo de pombos

14/10/2025

Gatos de rua ganham novos abrigos em Lamego

14/10/2025