Sociedade Vila Real

Município renova protocolo do projeto Click com a EAPN Portugal

Após o sucesso alcançado no primeiro ano, o Município de Vila Real renova o protocolo do Projeto Click, numa parceria com a EAPN Portugal. Este projeto tem o intuito de dotar os participantes de competências de empregabilidade e requalificação, abrindo-lhes as portas para um futuro promissor.

A apresentação pública deste projeto decorreu no dia 20 de março, contando com a presença dos técnicos responsáveis pela sua dinamização e cerca de 30 pessoas em situação de desemprego e de vulnerabilidade social, sinalizadas através do Núcleo Local de Inserção.

A Vereadora com o Pelouro da Ação Social, Mara Minhava, expressou o seu apoio a esta iniciativa, enfatizando que “O Projeto Click representa uma oportunidade para os vila-realenses em situação de desemprego atingirem sucesso profissional e pessoal. Pretende-se capacitar cada participante com as competências necessárias para conquistarem os seus lugares, enfrentarem os desafios no mercado de trabalho, e construírem um futuro digno. Estamos confiantes que fará toda a diferença na vida das pessoas.”

A iniciativa, resultado de um Acordo de Cooperação existente entre a EAPN Portugal e o IEFP, I.P., visa não apenas a empregabilidade de grupos vulneráveis mas também promover a responsabilidade social das empresas. Estruturada em três fases, esta é uma jornada de transformação profissional e crescimento pessoal: na primeira etapa, os candidatos são submetidos a uma entrevista realizada por técnicos responsáveis de modo a estabelecer parcerias junto das entidades empregadoras. Posteriormente à seleção, durante 4 meses, os participantes terão sessões de coaching individuais e coletivas, além de mentorias profissionais, período no qual terão a oportunidade de desenvolver habilidades comunicacionais e relacionais desejadas pelos empregadores. Por fim, é feita a avaliação para mensurar o progresso e impacto do programa.

Relembra-se que a EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza é a maior rede europeia de redes de ONGs, inclusive nacionais, na luta contra a pobreza. Fundada em 1990, em Bruxelas, está presente em 31 países, incluindo Portugal.

Últimas Notícias

Festas em honra de S. Torcato em Cabaços

12/04/2024

Festival de Poesia e Música de Foz Côa celebra 40 anos e comemora os 50 anos de 25 de abril

12/04/2024

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola regressa pelo 11ª ano consecutivo

12/04/2024

Autarquia reguense organiza caminhada noturna da liberdade

11/04/2024

Quinta do Pessegueiro volta a abrir portas para visitas ao público com novidades nos roteiros e provas

11/04/2024

Sabrosa recebeu sessão de esclarecimento dirigida aos Viticultores

9/04/2024

ACANIV encerra comemorações do 95º Aniversário do 140 Lamego

9/04/2024

Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego abre as portas a toda a comunidade para a Open Week 2024

9/04/2024