Decorreu no dia 5 de setembro a cerimónia de assinatura do protocolo tripartido entre o Município de Alijó, a Associação Nacional de Farmácias e a Associação Dignitude, que vai permitir concretizar a Medida Kit Bebé.
Os primeiros beneficiários receberam hoje o Cartão, que lhes irá permitir adquirir produtos de saúde, alimentação e bem-estar pediátricos, medicamentos de uso pediátrico e vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação, nas farmácias do Concelho.
O Presidente da Câmara Municipal de Alijó, José Paredes, afirmou que o Kit Bebé “é um instrumento que recompensa e incentiva todos aqueles que escolheram viver em Alijó e que aqui querem projetar o seu futuro”. “Representa um investimento nas pessoas e no futuro de todos nós, sendo mais um importante apoio do Município que reforça a concretização de dois objetivos primordiais deste Executivo: aliviar os encargos das famílias com os recém-nascidos e criar condições que favoreçam o bem-estar e a qualidade de vida dos munícipes”, defendeu.
O Kit Bebé consiste num apoio pecuniário que pode ir até 1400 euros a usufruir durante os primeiros dois anos de vida do bebé e que se materializa num cartão, que pode ser usado em todas as farmácias do Concelho. O cartão poderá ser utilizado para adquirir produtos de saúde, alimentação e bem-estar pediátricos, medicamentos de uso pediátrico e vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação, ou seja, bens indispensáveis ao saudável desenvolvimento da criança.
“Não podendo antecipar o número de nascimentos que a presente medida fomentará, juntamente com as outras medidas implementadas pelo Município, o certo é que qualquer aumento populacional se perspetiva como um benefício evidente para o território, que irá contribuir para a salvaguarda do futuro geracional da população do nosso Concelho”, rematou José Paredes.
Em 2023, e até à data de hoje, já foram ou estão a ser acompanhadas 60 grávidas no Centro de Saúde de Alijó, tendo já nascido 46 bebés.