Sociedade Vila Real

Município desenvolve Plano Municipal de Educação Parental e de Promoção dos Direitos das Crianças

A Câmara Municipal de Vila Real encontra-se a dinamizar o Plano Municipal para a Igualdade de Género, uma iniciativa financiada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), pelo Portugal 2020 (PT2020) e União Europeia/Fundo Social Europeu (EU/FSE), tendo como organismo intermédio a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

Nesse âmbito, a autarquia realizou a primeira sessão do Plano Municipal de Educação Parental e de Promoção dos Direitos das Crianças, denominado de “Construir Vínculos”. Esta iniciativa assume uma vertente interna (trabalhadores/as do município) e externa (participantes no Projeto Bairros da Bila - O Meu Bairro é Top), sendo que este trabalho conta com a parceira do Instituto Renascer, uma entidade que tem vindo a trabalhar a temática da parentalidade positiva, em diferentes concelhos.

De acordo com a Vereadora e Conselheira Interna para a Igualdade, Mara Minhava, “o objetivo do programa ‘Construir Vínculos’ é fornecer diretrizes e estratégias para, por um lado, promover uma educação parental eficaz, estimular uma educação não sexista e, por outro lado, garantir os direitos das crianças. O Plano tem especial enfoque na parentalidade positiva, uma abordagem baseada no respeito, na empatia e na comunicação eficaz entre pais/mães (ou outros/as educadores/as) e filhos/as. É, de facto, um conceito que enfatiza a importância de criar um ambiente familiar seguro, afetuoso e de apoio, em que as necessidades emocionais, físicas e sociais das crianças são atendidas de uma forma equilibrada”.

Telma Pombo, psicóloga clínica com especialização avançada em Terapia Familiar, referiu que “a parentalidade positiva guia-se por um conjunto de princípios que podem ser adaptados às necessidades individuais de cada família. É uma abordagem baseada no respeito mútuo, na compreensão, na não-violência e no compromisso de criar um ambiente familiar saudável e emocionalmente equilibrado”. A psicóloga clínica referiu ainda que “com o Construir Vínculos queremos facilitar o dia-a-dia das famílias com estratégias práticas de comunicação, disciplina, resolução de problemas, aumento de autoestima, autorregulação emocional e estabelecimento de limites e consequências, para uma parentalidade descomplicada e um desenvolvimento infantil positivo”.

O programa terá uma periodicidade mensal, sendo que a próxima sessão será no início de abril.

Últimas Notícias

Festas em honra de S. Torcato em Cabaços

12/04/2024

Festival de Poesia e Música de Foz Côa celebra 40 anos e comemora os 50 anos de 25 de abril

12/04/2024

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola regressa pelo 11ª ano consecutivo

12/04/2024

Autarquia reguense organiza caminhada noturna da liberdade

11/04/2024

Quinta do Pessegueiro volta a abrir portas para visitas ao público com novidades nos roteiros e provas

11/04/2024

Sabrosa recebeu sessão de esclarecimento dirigida aos Viticultores

9/04/2024

ACANIV encerra comemorações do 95º Aniversário do 140 Lamego

9/04/2024

Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego abre as portas a toda a comunidade para a Open Week 2024

9/04/2024