Desporto Vila Real

Município de Vila Real promoveu Mostra do Desporto

O Município de Vila Real promoveu entre os dias 23 e 30 de setembro de 2023, a Mostra do Desporto, inserida na Semana Europeia do Desporto.

Este ano, a autarquia decidiu inovar, aumentando o número de dias de atividades, a diversidade destas e ainda o público-alvo, proporcionando a possibilidade de todos os vila-realenses participarem, aumentando consideravelmente o número de praticantes, tornando um sucesso a semana de comemoração do Desporto em Vila Real, que chegou até cerca de 6000 vila-realenses.

A semana iniciou-se com a habitual demonstração de modalidades, nos dias 23 e 24, onde foi dada a oportunidade às associações e coletividades do concelho de mostrarem ao público vila-realense as atividades que desenvolvem, bem como atrair jovens para as respetivas associações e coletividades desportivas. Para complementar a atividade, foi disponibilizado um conjunto de insufláveis, onde os mais pequenos se desafiaram a ultrapassar obstáculos, e ainda a Escola Fixa de Trânsito, sensibilizando os participantes a compreender e respeitar as regras de trânsito. A dar início a estes dois dias realizou-se, no sábado, uma Caminhada e, no domingo, um Passeio de bicicleta, ambos com início e fim na Praça do Município, palco das Demonstrações Desportivas.

No dia 25 de setembro a atividade foi dirigida aos trabalhadores do Município, implementando a iniciativa do IPDJ: “Pausas Ativas”, com o intuito de combater o sedentarismo no local de trabalho, incentivando e promovendo hábitos de vida saudável. No dia 26 realizou-se a iniciativa “Orientação nas escolas”, através da qual alunos do 5º ao 12º ano foram desafiados a procurar pontos definidos no mapa, espalhados pelo Parque Corgo e Parque Florestal, com vista a desenvolver a capacidade de orientação e estratégia.

Nos dias 27 e 28 de setembro, as atividades “Bila Sénior” e “Desporto para Todos” concentraram-se no Jardim da Carreira, onde o Município proporcionou à comunidade sénior e a pessoas com necessidades específicas a possibilidade de conhecerem e jogarem a modalidade da Petanca, ao som de música popular portuguesa que contribuiu para duas tardes repletas de estratégia, destreza motora, e alegria no rosto dos participantes que ainda deram um pé de dança. Na sexta-feira, dia 29 de setembro, realizou-se a XV Gala do Desporto, onde foram galardoados os agentes desportivos que mais se destacaram nas diversas modalidades desportivas.

Para terminar a semana, o Município promoveu no dia 30 de setembro, na Praça do Município, uma Mega-Aula de Zumba, contando com a colaboração dos instrutores de Zumba de Vila Real e coordenação de um instrutor convidado.

A Mostra do Desporto foi mais uma iniciativa promovida no âmbito das políticas municipais de desporto. “Foram oito dias de atividades que proporcionaram diversas experiências e vivências desportivas, com o propósito de incentivar e sensibilizar para os benefícios que a prática desportiva traz para a saúde e bem-estar”, disse Alexandre Favaios, Vice-presidente e Vereador do Pelouro do Desporto da autarquia vila-realense.

Últimas Notícias

Mercado Local de Produtos da Terra arranca no próximo mês de maio

16/04/2024

UTAD regista aumento de 75% nos alunos internacionais candidatos ao próximo ano letivo

16/04/2024

Câmara de Lamego beneficia relvado do Estádio dos Remédios

15/04/2024

Festas em honra de S. Torcato em Cabaços

12/04/2024

Festival de Poesia e Música de Foz Côa celebra 40 anos e comemora os 50 anos de 25 de abril

12/04/2024

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola regressa pelo 11ª ano consecutivo

12/04/2024

Autarquia reguense organiza caminhada noturna da liberdade

11/04/2024

Quinta do Pessegueiro volta a abrir portas para visitas ao público com novidades nos roteiros e provas

11/04/2024