O Município de Tarouca e a CPCJ de Tarouca uniram-se para assinalar o início do Mês da Prevenção Contra os Maus-Tratos na Infância.
Durante o mês de abril, um laço azul gigante iluminará a Alcácima, servindo como um forte símbolo de sensibilização para a importância da proteção das crianças. Também nos Paços do Concelho, a entrada foi decorada com um laço azul, reforçando o compromisso local com esta causa.
Esta iniciativa pretende alertar a população para a problemática da violência na infância e incentivar a adoção de medidas preventivas contra os abusos. O mês de abril tem sido, desde o início do século, reconhecido internacionalmente como o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, com o objetivo de chamar a atenção para esta realidade muitas vezes silenciosa.
O movimento do Laço Azul nasceu em 1989, nos Estados Unidos, quando Bonnie W. Finney atou um laço azul ao seu carro para alertar sobre os maus-tratos sofridos pelos seus netos. A cor simboliza as marcas da violência infantil e tornou-se um símbolo mundial da luta contra este problema.
Desde então, o Laço Azul tornou-se um símbolo mundial da luta contra os maus-tratos infantis, sendo replicado em diversos países como forma de sensibilização. Em Tarouca, esta iniciativa reforça o compromisso das entidades locais na promoção do bem-estar e segurança das crianças, apelando à participação de todos na construção de um ambiente mais seguro e protetor para os mais novos.