Lamego Sociedade

Município de Lamego reforça vigilância nas áreas florestais

A Câmara Municipal de Lamego vai reforçar, durante este verão, o patrulhamento e a vigilância no concelho com o objetivo de prevenir e detetar o aparecimento de fogos florestais.

Estas ações vão incidir em particular nas freguesias prioritárias de risco de incêndio, de modo a garantir a segurança das populações.

Para auxiliar nesta tarefa o Serviço Municipal de Proteção Civil, será implementado de novo o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

O Destacamento Territorial de Lamego da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental, realizou a primeira ação de formação para sensibilizar e instruir os formandos sobre a utilização dos meios de comunicação rádio e sobre a articulação entre as equipas vigilância no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios. Também foram abordados os procedimentos a adotar após a deteção de um incêndio rural.

A autarquia vai cumprir com o estipulado no Plano Operacional Municipal, elaborado pela Comissão Municipal da Defesa da Floresta do Município de Lamego, destacando a importância das juntas de freguesia na adoção de medidas de proteção dos aglomerados e de autoproteção, no âmbito do programa "Aldeia Segura, Pessoas Seguras".

Últimas Notícias

Tempestade de granizo e trovoada provoca danos em Tabuaço e S. João da Pesqueira

18/06/2026

Ed02.Ep4 - Gondomar

17/06/2026

Vindouro distinguida como Evento Nacional do Ano

16/06/2026

Bragança fecha ruas ao trânsito durante os fins de semana para dar mais espaço às pessoas

12/06/2026

Repovoamento piscícola nas albufeiras da Dama e da Ponte Pedrinha

9/06/2026

AgroEduca Futuro aproxima mais de 1.200 alunos das ciências agrárias e veterinárias

9/06/2026

GNR conquista XXII Torneio Inter-Instituições de Futsal de Vila Real

9/06/2026

Piscinas Descobertas de Lamego reabrem a 15 de junho

9/06/2026