A Montra da Cereja da Penajóia, certame que junta os produtores desta freguesia sobranceira ao rio Douro, é um dos maiores cartazes turísticos da cidade de Lamego, regressa no último fim de semana de maio (25 e 26).
Organizada pela Associação AMIJÓIA - Amigos e Produtores da Cereja da Penajóia, a décima segunda edição pretende juntar muitos produtores na "sala de visitas" da cidade de Lamego - a Av. Dr. Alfredo de Sousa, que vão vender a cereja ao mesmo preço, numa caixa personalizada. Conforme edições anteriores, este modelo ignora as políticas comerciais competitivas e encurta os laços entre produtores e consumidores, o que se tem verificado ser um enorme êxito comercial.
A AMIJÓIA aposta numa programação cultural diversificada, com a atuação da Associação Etnográfica e Recreativa dos Melros da Penajóia e do grupo de concertinas “Só Saúde”.
A Montra da Cereja da Penajóia tem o apoio do Município de Lamego, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Beira Douro e Lafões e da Junta de Freguesia da Penajóia.
Conhecida por ser a primeira de toda a Europa a aparecer no mercado, a cereja da Penajóia destaca-se pela sua qualidade, textura e doçura, devido ao microclima e às particularidades do território.