Economia Moimenta da Beira Política

Moimenta da Beira garante 742 mil euros para digitalizar e revitalizar o comércio local

A candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira ao programa “Bairros Comerciais Digitais” foi uma das selecionadas pelo Governo, entre 65, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. O projeto “Moimenta Digital” conta assim com uma verba de 742.664 euros para alavancar a revitalização económica, modernização e fortalecimento da competitividade e resiliência das áreas comerciais tradicionais.

“É com orgulho que podemos dizer que somos um dos Bairros Comerciais Digitais de Portugal”, afirma Mónica Gertrudes, Vereadora com o pelouro do Turismo e Cultura, presente na sessão de apresentação das candidaturas aprovadas na última quarta-feira, 6 de setembro, no Palácio da Bolsa no Porto, cerimónia que contou com a presença de António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar e de Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Este plano, que engloba 174 estabelecimentos em Moimenta da Beira, torna-se particularmente relevante na medida em que irá catalisar o crescimento local, a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, a promoção do comércio em linha e a integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento.

Haverá pois uma contribuição decisiva para a proliferação de soluções de venda em linha através da criação de um marketplace local. Para além disso, a adoção de soluções digitais de gestão de informação, de aplicações dedicadas à gestão de stocks, como também a integração de sistemas de entregas, irá elevar o comércio local de Moimenta da Beira a um nível mais avançado e globalizado. Também serão criadas formas de promover e valorizar os pequenos comerciantes, ora através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, ora através da sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários.

No âmbito do concurso foram apresentadas 160 candidaturas de todo o país, tendo sido selecionadas 65, que absorvem a dotação inicial de 52,5 milhões de euros, às quais se junta outras 30 candidaturas, que estão, no entanto, condicionadas à aprovação da reprogramação do PRR por parte da Comissão Europeia, que prevê um reforço de 25 milhões para esta medida. No total, serão abrangidos 25 mil estabelecimentos comerciais.

Últimas Notícias

Auditório Municipal de Sabrosa mais moderno e tecnológico

26/01/2026

João Gonçalves: “Na CIM estamos habituados a discutir e a discordar, mas a procurar consensos”

26/01/2026

Município de Vila Real está a implementar o Programa Radar Social para reforçar a resposta às necessidades da comunidade

20/01/2026

Antigo quartel dos bombeiros de Lamego convertido em casas para arrendamento

20/01/2026

Álvaro Santos: “É um momento claro de afirmação da vontade de mudança”

13/01/2026

Álvaro Santos vence eleições para a CCDR-N

12/01/2026

Rui Massena em concerto com entrada livre em S. João da Pesqueira

12/01/2026

ULSTMAD realiza, pela primeira vez, um bloqueio do plexo celíaco para o alívio da dor oncológica

9/01/2026