Economia Moimenta da Beira Política

Moimenta da Beira garante 742 mil euros para digitalizar e revitalizar o comércio local

A candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira ao programa “Bairros Comerciais Digitais” foi uma das selecionadas pelo Governo, entre 65, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. O projeto “Moimenta Digital” conta assim com uma verba de 742.664 euros para alavancar a revitalização económica, modernização e fortalecimento da competitividade e resiliência das áreas comerciais tradicionais.

“É com orgulho que podemos dizer que somos um dos Bairros Comerciais Digitais de Portugal”, afirma Mónica Gertrudes, Vereadora com o pelouro do Turismo e Cultura, presente na sessão de apresentação das candidaturas aprovadas na última quarta-feira, 6 de setembro, no Palácio da Bolsa no Porto, cerimónia que contou com a presença de António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar e de Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Este plano, que engloba 174 estabelecimentos em Moimenta da Beira, torna-se particularmente relevante na medida em que irá catalisar o crescimento local, a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, a promoção do comércio em linha e a integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento.

Haverá pois uma contribuição decisiva para a proliferação de soluções de venda em linha através da criação de um marketplace local. Para além disso, a adoção de soluções digitais de gestão de informação, de aplicações dedicadas à gestão de stocks, como também a integração de sistemas de entregas, irá elevar o comércio local de Moimenta da Beira a um nível mais avançado e globalizado. Também serão criadas formas de promover e valorizar os pequenos comerciantes, ora através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, ora através da sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários.

No âmbito do concurso foram apresentadas 160 candidaturas de todo o país, tendo sido selecionadas 65, que absorvem a dotação inicial de 52,5 milhões de euros, às quais se junta outras 30 candidaturas, que estão, no entanto, condicionadas à aprovação da reprogramação do PRR por parte da Comissão Europeia, que prevê um reforço de 25 milhões para esta medida. No total, serão abrangidos 25 mil estabelecimentos comerciais.

Últimas Notícias

Bienal de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa arranca a 20 de julho

18/07/2024

Comitiva de Sabrosa visitou Cadaujac no âmbito das comemorações do Dia Nacional de França

18/07/2024

Agosto é sinónimo de Côa Summer Fest

18/07/2024

Duas carrinhas elétricas ao serviço da Saúde entregues pela Câmara Municipal

18/07/2024

EXPOVILA gera mais de um milhão de receitas diretas ao concelho

11/07/2024

Novo Parque da Ferradosa vai ser inaugurado este domingo

28/06/2024

Fibra ótica vai chegar a mais de 1250 famílias em Moimenta da Beira

14/06/2024

Museu de Lamego apresenta exposição Boas Raparigas nos 50 Anos do 25 de Abril

14/06/2024