Destaque Mesão Frio Política

Ministra da Agricultura anuncia apoio aos agricultores em Mesão Frio

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, foi recebida, no passado dia 13 de janeiro, nos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva.

A governante visitou o Município para avaliar os estragos provocados pelas intempéries e numa das vinhas afetadas, na freguesia de Oliveira, anunciou um apoio nacional de 10 milhões de euros para ajudar os agricultores portugueses. Para territórios vulneráveis, como é o Concelho de Mesão Frio, o financiamento será de 70% a fundo perdido e para os outros, é de 60%.

“São pequenos prejuízos e não faz sentido estar a abrir o aviso de reposição do potencial produtivo porque tem uma condição de pelo menos 30% da parcela ter sido destruída. Aquilo que resolvemos foi abrir a medida de investimento nas pequenas explorações e com isso financiar tudo o que é possível fazer dentro da parcela. Ou seja, neste caso concreto podem refazer os muros que caíram ou fazer novos.

Outra condição que nos parece importante é que nos territórios vulneráveis o financiamento a fundo perdido é de 70%, e nos restantes de 60%, vamos utilizar um instrumento que nos permite fazer isto mesmo. De acordo com os serviços, teremos condições para abrir as candidaturas até ao final deste mês de janeiro”, anunciou a ministra.

A governante afirmou ainda que os 10 milhões de euros agora anunciados “podem ser revistos de acordo com as necessidades das candidaturas que forem apresentadas”.

[caption id="attachment_31982" align="alignleft" width="300"]Ministra da Agricultura anuncia apoio aos agricultores em Mesão Frio Pedro Pires | Pres. Adega Coop. de Mesão Frio[/caption]

De acordo com Pedro Pires, Presidente da Adega Cooperativa de Mesão Frio, “cerca de 70% dos agricultores foram afetados pela queda de muros”, chamando ainda à atenção para “os VITIS novos, feitos em 2020 e 2021 que não estavam ainda muito presos e foram arrastados, afetando em muito o seu potencial produtivo”.

Para além dos significativos danos com a queda de muros, elementos identitários do Douro, Património Mundial da UNESCO, o Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio sensibilizou a Ministra da Agricultura para outras medidas adicionais de apoio aos lavradores do Concelho, que a concretizarem-se beneficiarão toda a região.

Paulo Silva sublinhou “a honra em receber a Ministra da Agricultura num município que é essencialmente agrícola”.

Para o autarca, esta “visita serviu também para a ministra se aperceber dos prejuízos dos nossos lavradores, que se vêm em maiores dificuldade pela sua muito reduzida dimensão, ao mínimo prejuízo não tem capacidade para recuperar”.Ministra da Agricultura anuncia apoio aos agricultores em Mesão Frio

“Ficamos satisfeitos com as medidas anunciadas apesar de que, para quem recebe, o que vem é sempre pouco, mas entendemos que tem que haver também algum investimento por parte dos proprietários e da autarquia. Somos territórios muito pobres, com economias débeis, por isso tem que haver uma congregação de esforços entre o Governo, a autarquia, e as pessoas, os produtores e as associações.

Na deslocação até aqui tivemos oportunidade de mostrar à Ministra as nossas estradas e discutir com ela as dificuldade de uma autarquia que tem um FEF anual de 3 milhões de euros, não conseguimos construir sequer um quilómetro de estrada” afirmou Paulo Silva.

Últimas Notícias

Festas em honra de S. Torcato em Cabaços

12/04/2024

Festival de Poesia e Música de Foz Côa celebra 40 anos e comemora os 50 anos de 25 de abril

12/04/2024

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola regressa pelo 11ª ano consecutivo

12/04/2024

Autarquia reguense organiza caminhada noturna da liberdade

11/04/2024

Quinta do Pessegueiro volta a abrir portas para visitas ao público com novidades nos roteiros e provas

11/04/2024

Sabrosa recebeu sessão de esclarecimento dirigida aos Viticultores

9/04/2024

ACANIV encerra comemorações do 95º Aniversário do 140 Lamego

9/04/2024

Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego abre as portas a toda a comunidade para a Open Week 2024

9/04/2024