Reportagem Sabrosa Sociedade

Mercado dos Produtos Durienses inaugurado com I Festival dos Produtos Durienses e aniversário do município

Cerimónia de inauguração contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e serviu ainda para inaugurar a primeira edição do Festival dos Produtos Durienses onde marcaram presença os 19 municípios da CIM Douro, com a animação a ficar a cargo de Emanuel e Bárbara Bandeira.

Com milhares de visitantes na zona envolvente do novo Mercado, o momento inaugural teve uma atuação de boas vindas pela Banda de Música de Sabrosa, seguindo-se o descerrar da placa que juntou a ministra Ana Abrunhosa, a autarca sabrosense Helena Lapa e o presidente da CIM Douro, Carlos Silva, terminando com a habitual sessão de discursos formais e um périplo pelos espaços expositivos.

Em declarações à comunicação social, no final da cerimónia, a ministra Ana Abrunhosa revelou a sua satisfação “em fazer parte de um momento tão marcante para o concelho e para o Douro”, recordando que já tinha estado “presente anteriormente na cerimónia de lançamento da primeira pedra deste projeto”.

“É com grande alegria que me associo a esta inauguração com este festival onde marcam presença os 19 municípios da CIM Douro, isto é sinónimo de coesão. Num território onde temos 19 municípios, com uma enorme riqueza de produtos, é um motivo de orgulho para estas gentes ver tudo isso reunido neste espaço.

Mercado dos Produtos Durienses inaugurado com I Festival dos Produtos Durienses e aniversário do municípioO Douro é Património Mundial da Humanidade, foi a sua riqueza única que lhe garantiu esta classificação, a nós, Governo e autarcas compete-nos preservar o que aqui temos, e esta é uma ótima maneira de o fazer, juntando toda a região, num trabalho em rede”, afirmou a ministra.

Helena Lapa, a autarca sabrosense também se mostrou bastante satisfeita com a inauguração do novo Mercado dos Produtos Durienses, sublinhando ainda a importância da presença dos municípios durienses no Festival dos Produtos Durienses.

“Este momento faz-me muito feliz porque este era um equipamento necessário não só para Sabrosa mas para toda a região.

Esta felicidade é ainda maior porque conseguimos juntar a esta inauguração a realização do primeiro Festival dos Produtos Durienses, juntando aqui todos os municípios da nossa Comunidade Intermunicipal”.

O primeiro dia terminou com a atuação do artista, e filho da terra, Emanuel, natural da freguesia de Covas do Douro, que encheu o recinto.

Município festejou aniversário no segundo dia do Festival

Mercado dos Produtos Durienses inaugurado com I Festival dos Produtos Durienses e aniversário do municípioO segundo dia do Festival iniciou com muita música e animação, tendo tido como destaque as comemorações do 186.º aniversário do município de Sabrosa, que decorreram a partir das 16h00, com a apresentação do livro “Sabrosa da Serra ao Rio – Novos Olhares”, uma obra editada pelo município de Sabrosa, com participação do fotógrafo João Paulo Sotto Mayor e de vários escritores de renome nacional, momento ao qual se seguiu o das intervenções oficiais, realizadas pela Presidente da Assembleia Municipal, Fátima Fernandes, e pela Presidente da Câmara Municipal, Helena Lapa, terminando a mesma com o cantar de parabéns ao município, entoado pela multidão presente, e com a abertura do bolo de aniversário, distribuído a todos os presentes.

O I Festival dos Produtos Durienses, sempre com casa cheia, encerrou com o concerto da artista Bárbara Bandeira.

É de recordar que o Mercado dos Produtos Durienses possuí uma área total, aproximada, de 1100 metros quadrados, e está dotado de todas as condições infraestruturais necessárias à boa realização de eventos diversos. O mesmo foi desenhado para prosseguir com a estratégia de valorização económica e cultural do que de melhor se produz nesta que é a Região Demarcada do Douro e tem um investimento total de 1.803.563,60 Euros, inscrito como projeto âncora na Estratégia de Eficiência Coletiva e Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (EEC PROVERE DOURO), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (Norte2020).

Últimas Notícias

2500 vouchers de oferta este Natal no comércio local de Lamego

2/12/2024

Magia de Natal chega a Tarouca

29/11/2024

Dezpassitos nos EUA para participar no “All Dance World 2024”

28/11/2024

Novo Orçamento da Misericórdia de Lamego aposta na melhoria de serviços

19/11/2024

Casa do Douro: Liderança será discutida a duas vozes

14/11/2024

Murça reforça a promoção da leitura junto dos jovens com a oferta de livros

7/11/2024

Município tem 45 mil euros para premiar estudantes do Ensino Superior

6/11/2024

Academia de Música Quinta do Ribeiro: ano letivo 2024/2024 arranca este mês

5/11/2024