Cerimónia de inauguração contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e serviu ainda para inaugurar a primeira edição do Festival dos Produtos Durienses onde marcaram presença os 19 municípios da CIM Douro, com a animação a ficar a cargo de Emanuel e Bárbara Bandeira.
Com milhares de visitantes na zona envolvente do novo Mercado, o momento inaugural teve uma atuação de boas vindas pela Banda de Música de Sabrosa, seguindo-se o descerrar da placa que juntou a ministra Ana Abrunhosa, a autarca sabrosense Helena Lapa e o presidente da CIM Douro, Carlos Silva, terminando com a habitual sessão de discursos formais e um périplo pelos espaços expositivos.
Em declarações à comunicação social, no final da cerimónia, a ministra Ana Abrunhosa revelou a sua satisfação “em fazer parte de um momento tão marcante para o concelho e para o Douro”, recordando que já tinha estado “presente anteriormente na cerimónia de lançamento da primeira pedra deste projeto”.
“É com grande alegria que me associo a esta inauguração com este festival onde marcam presença os 19 municípios da CIM Douro, isto é sinónimo de coesão. Num território onde temos 19 municípios, com uma enorme riqueza de produtos, é um motivo de orgulho para estas gentes ver tudo isso reunido neste espaço.
O Douro é Património Mundial da Humanidade, foi a sua riqueza única que lhe garantiu esta classificação, a nós, Governo e autarcas compete-nos preservar o que aqui temos, e esta é uma ótima maneira de o fazer, juntando toda a região, num trabalho em rede”, afirmou a ministra.
Helena Lapa, a autarca sabrosense também se mostrou bastante satisfeita com a inauguração do novo Mercado dos Produtos Durienses, sublinhando ainda a importância da presença dos municípios durienses no Festival dos Produtos Durienses.
“Este momento faz-me muito feliz porque este era um equipamento necessário não só para Sabrosa mas para toda a região.
Esta felicidade é ainda maior porque conseguimos juntar a esta inauguração a realização do primeiro Festival dos Produtos Durienses, juntando aqui todos os municípios da nossa Comunidade Intermunicipal”.
O primeiro dia terminou com a atuação do artista, e filho da terra, Emanuel, natural da freguesia de Covas do Douro, que encheu o recinto.
Município festejou aniversário no segundo dia do Festival
O segundo dia do Festival iniciou com muita música e animação, tendo tido como destaque as comemorações do 186.º aniversário do município de Sabrosa, que decorreram a partir das 16h00, com a apresentação do livro “Sabrosa da Serra ao Rio – Novos Olhares”, uma obra editada pelo município de Sabrosa, com participação do fotógrafo João Paulo Sotto Mayor e de vários escritores de renome nacional, momento ao qual se seguiu o das intervenções oficiais, realizadas pela Presidente da Assembleia Municipal, Fátima Fernandes, e pela Presidente da Câmara Municipal, Helena Lapa, terminando a mesma com o cantar de parabéns ao município, entoado pela multidão presente, e com a abertura do bolo de aniversário, distribuído a todos os presentes.
O I Festival dos Produtos Durienses, sempre com casa cheia, encerrou com o concerto da artista Bárbara Bandeira.
É de recordar que o Mercado dos Produtos Durienses possuí uma área total, aproximada, de 1100 metros quadrados, e está dotado de todas as condições infraestruturais necessárias à boa realização de eventos diversos. O mesmo foi desenhado para prosseguir com a estratégia de valorização económica e cultural do que de melhor se produz nesta que é a Região Demarcada do Douro e tem um investimento total de 1.803.563,60 Euros, inscrito como projeto âncora na Estratégia de Eficiência Coletiva e Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (EEC PROVERE DOURO), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (Norte2020).