Cultura Sabrosa

Marcelo presente na apresentação do livro “Cartas para Miguel Torga”

O livro “Cartas para Miguel Torga”, organizado e prefaciado por Carlos Mendes de Sousa, foi apresentado ontem (dia 28) no Espaço Miguel Torga, em Sabrosa, uma cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O auditório do Espaço Miguel Torga foi pequeno para a grande afluência de gente que esteve na apresentação do livro que reúne algumas das cartas recebidas por Miguel Torga ao longo da vida assinadas por nomes como Fernando Pessoa, Raul Leal, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Jorge Amado, Teixeira de Pascoaes, Hernâni Cidade, Óscar Lopes, Maria Archer, Adolfo Casais Monteiro, Vitorino Nemésio, Sophia de Mello Breyner Andresen, Jorge de Sena, Eduardo Lourenço, Ruben A., Urbano Tavares Rodrigues, António Barreto, Mário Soares, Fernando Piteira Santos, Jack Lang e Gonzalo Torrente Ballester, entre muitos outros.

O Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Domingos Carvas, na abertura da sessão não deixou de se congratular pela inauguração deste livro acontecer em São Martinho de Anta e com a presença do Presidente da República, que descerrou, em 2016, a placa inaugurativa deste espaço.

Durante o seu discurso, Domingos Carvas, deixou também uma mensagem de alerta sobre a importância do trabalho cultural que o Espaço Miguel Torga faz na região duriense e no pais, sem ter até ao momento “recebido 1 cêntimo do Estado”, afirmando que não pretende receber “as mesmas verbas do CCB ou Serralves” mas pedindo a “mesma atenção” para esta infraestrutura.

No final da cerimónia, em declarações exclusivas ao nosso jornal Domingos Carvas voltou a sublinhar esta ideia afirmando que “Miguel Torga é uma âncora do desenvolvimento cultural, se o Governo não apostar nisso o orçamento da câmara também não o consegue fazer”.

O protesto do autarca foi apoiado pelo Presidente Marcelo que afirmou, à comunicação social que as assimetrias existentes devem ser esbatidas para o bem de todos os portugueses. “Tenho dito diversas vezes que o desafio dos próximos anos é o de corrigir as desigualdades territoriais. Não podem haver, sistematicamente, vários “portugais”, a velocidades diferentes e com condições de vida completamente diferentes. É mau para todos”.

Durante o seu discurso na apresentação da obra, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que este livro é ilustrativo da importância do autor em diversos setores da vida não só nacional mas também internacional. "Pode dizer-se que este livro é também ele um livro testemunhal. Convites, agradecimentos, admirações, traduções, camaradagens, um ou outro afrontamento, quezílias literárias e a questão sempre muito presente da imagem que o autor projetava enquanto escritor e enquanto figura política 'difícil', como se dizia e se diz ainda", afirmou o chefe de Estado.

Por esta obra passa, na opinião de Marcelo Rebelo de Sousa, "meio mundo intelectual".

"Está aqui tudo o que é da história e da mitologia. Coimbra, os meios oposicionistas, a questão do Nobel, como está a presença de Torga no mundo francês e espanhol, e os amigos brasileiros, as cartas de Ribeiro Couto serão, pelo tom, as mais surpreendentes deste volume", referiu.

O Presidente da República não crê que "o estatuto de Torga como contista e diarista tenha diminuído com as décadas", mas considerou que as cartas agora reunidas ajudam "a compreender Torga como um poeta, com maiúscula, como ele gostava, ou com minúscula".

Na sua opinião, Miguel Torga é, talvez, "dos autores contemporâneos, aquele que melhor definiu Portugal.

Na cerimónia, que terminou com a leitura de alguns textos do livro, esteve presente a filha do escritor, Clara Crabbé Rocha, que trabalhou com Carlos Mendes de Sousa nesta obra.

No final da cerimónia o Presidente da República teve ainda tempo para visitar a exposição de Nadir Afonso presente no espaço, alternando a apreciação das obras com as já habituais selfies com as dezenas de populares ali presentes.

Antes da partida houve ainda tempo para um brinde com um Porto Fernão Magalhães, outra das figuras do concelho sabrosense, da Adega de Sabrosa.

Veja as imagens deste evento aqui: http://bit.ly/CartasParaMiguelTorga

Últimas Notícias

Lalim acolhe prova de trail com percurso de 13 quilómetros

14/10/2025

Filme apoiado pelo Município de Lamego selecionado para prestigiada mostra internacional

14/10/2025

UTAD conquista oito posições no Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual da FCT

14/10/2025

Vinho do Porto: Vieira de Sousa prossegue aposta em formatos diferenciadores e premium

14/10/2025

IVDP celebrou “O Mágico Número 5” em masterclasse exclusiva no Port Wine Day

14/10/2025

Coro da Misericórdia de Lamego vive jornada única em Roma

14/10/2025

Município de Lamego promove controlo reprodutivo de pombos

14/10/2025

Gatos de rua ganham novos abrigos em Lamego

14/10/2025