O recinto do complexo desportivo de Lamego acolhe nos próximos dias 6,7 e 8 de Outubro, o Lobidouro 2023, que vai já na sua XVII Edição, em que Lamego vai ser a casa de dezenas de Lobitos sob um imaginário repleto de muita animação, magia e um colorido muito especial.
O Lobidouro é uma actividade anual promovida pelo Agrupamento CNE 140 Lamego, que tem como base promover a autonomia e a imaginação dos participantes, fomentando o espírito de equipa. A edição deste ano vai juntar 5 Agrupamentos (140 Lamego (anfitrião), 1006 Tarouca, 1340 Meda, 229 Rio Tinto e 405 Baguim do Monte), de 2 regiões, 43 lobitos, num efectivo de 77 elememtos, sob o imaginário "Mavka, uma Aventura na Floresta".
Durante os 3 dias, serão partilhadas experiências, aprendizagens e actividades, desenvolvendo uma série de tarefas, preparadas e planeadas para os jovens, com muitos jogos á mistura, visando potenciar o crescimento em vários aspectos do seu desenvolvimento físico, afectivo, de carácter, espiritual, intelectual e social, criando laços entre eles.
A destacar, no dia 6 a recepção e acolhimento já a alguns participantes e a montagem de campo. Já no dia 7, e após a alvorada sairemos em busca da nossa cidade e dos seus encantos, numa actividade repleta de jogos e brincadeiras que se prolongará por quase todo o dia. Regressados a campo, teremos um momento de Zumba para descomprimir. Findo este, será altura de repor energias com um magnífico jantar preparado com iguarias da região. No final, teremos o nosso Fogo de Concelho e um jogo noturno antes do recolher as tendas.
No último dia, e após a rotina matinal, haverá um concurso de culinária entre Agrupamentos, seguida da nossa Eucaristia, presidida pelo nosso Chefe de Agrupamento Pe. José Abrunhosa, onde serão feitas promessas escutistas a Dirigentes e Lobitos, o momento mais alto da vida de um Escuteiro. Após o seu término, e depois de um almoço de despedida a todos quanto participaram nesta aventura, levantaremos campo e regressaremos a casa com votos de voltarmos no próximo ano, com a certeza que sairemos daqui mais fortes e unidos que nunca, e que deixaremos o mundo um pouco melhor de que o encontramos.