Freixo de Espada à Cinta Política Sernancelhe

Legislativas 2022: A palavra dos autarcas

O VivaDouro, na ressaca dos resultados das Legislativas 2022, falou com dois autarcas da região, representantes dos concelhos com maiores vitórias do PSD e PS. Carlos Silva, de Sernancelhe, e Nuno Ferreira, de Freixo de Espada à Cinta, respetivamente.

Carlos Silva – Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe (PSD)

Apurados todos os votos, olhando à realidade dos 19 municípios da CIM Douro, foi em Freixo de Espada à Cinta que o Partido Socialista obteve a vitória mais folgada. Como analisa este resultado no seu concelho?

A prestação do PSD no Concelho de Sernancelhe nas últimas Eleições Legislativas não foi uma surpresa. Aliás, esteve muito próxima da votação que os sociais-democratas tinham obtido nas Legislativas de outubro de 2019 (55,94%) e veio na linha da votação nas Autárquicas de 26 de setembro, em que atingimos uma percentagem histórica de 81,89%. Estes resultados demonstram, desde logo, a expressão da vontade democrática do povo do Concelho, que tem sido claro na manifestação das suas preferências e nas suas escolhas políticas. Naturalmente, deixa-me muito satisfeito que haja uma correspondência entre os resultados concelhios nas Eleições Legislativas e as Autárquicas, e, acima e tudo, que Sernancelhe continue a ser apontado também pelas boas taxas de participação eleitoral, que nas últimas Legislativas foi de aproximadamente 64%.

A composição próxima Assembleia da República contará com cinco deputados eleitos pela região (CIM Douro). Que preocupações da região devem ser levadas ao debate político nacional?

Aproveito, em primeiro lugar, para felicitar os nossos cinco deputados pela eleição para a Assembleia da República e desejar um mandato muito produtivo em favor do nosso território e das nossas gentes. Os desafios que enfrentarão são muito concretos e farão parte da agenda nacional nos próximos anos: o papel do Interior do País no Portugal do Futuro; e a demografia como problema transversal aos territórios, influindo cada vez mais nos modelos de desenvolvimento que se pretendem implementar. E neste contexto, o Douro tem necessidades inadiáveis, que aliás têm sido bandeiras assumidas pelos 19 autarcas deste nosso território da CIMDOURO: a construção do IC26, uma ligação rodoviária que liga o Douro à Fronteira de Vilar Formoso e une as autoestradas A24 e A25, e que terá impacto muito positivo no setor económico; o Douro ´s Inland Waterway, que tornará o Rio Douro numa via navegável segura e ligada verdadeiramente à Europa, fazendo parte da rede Transeuropeia de Transportes, com evidente impulso no turismo e no transporte de mercadorias; e a Linha do Douro, reconhecida por todos os estudos de viabilidade económica, inclusive pelas Infraestruturas de Portugal, como rentável só com o transporte de passageiros. É tida como essencial para o transporte de mercadorias entre a região e Espanha, é considerada essencial como itinerário ferroviário da Área Metropolitana do Porto e de toda região norte com a restante Península Ibérica e Europa. Será para que estas grandes realizações cheguem ao Douro que contamos com os nossos deputados na Assembleia da República e com a sua capacidade de intervenção para que sejam colocadas na ordem do dia e no centro do debate político nacional.

Nuno Ferreira  – Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta (PS)

Apurados todos os votos, olhando à realidade dos 19 municípios da CIM Douro, foi em Freixo de Espada à Cinta que o Partido Socialista obteve a vitória mais folgada. Como analisa este resultado no seu concelho?

Estes resultados espelham bem o trabalho que tem sido levado a cabo, quer pelo governo de António Costa ao longo destes anos, quer também, pelo nosso Executivo Autárquico que tomou posse há cerca de quatro meses.

Há aqui duas notas importantes a referir: no dia 26 de setembro de 2021, o povo de Freixo de Espada à Cinta deu um voto de extrema confiança, com a vitória histórica obtida nessas eleições, e nota disso é o facto de ter sido o concelho a nível nacional com menor taxa de abstenção, o que mostra a responsabilidade que os nossos eleitores colocaram a quem querem que governe os destinos do seu concelho.

E o mesmo se verificou nestas eleições legislativas de 2022, sendo que a vitória que o Partido Socialista obteve no concelho de Freixo de Espada à Cinta foi a maior na CIMDOURO, espelhando bem a responsabilidade que os eleitores de Freixo de Espada à Cinta colocam no futuro governo português, pugnando pela estabilidade do país ao votarem no Partido Socialista, e fazendo jus ao trabalho levado a cabo pelo atual Executivo Autárquico ao longo destes quatro meses, o que nos leva a crer que estamos no caminho certo, na rota do desenvolvimento e do progresso para Freixo de Espada à Cinta. E, quanto a isso, foi o voto certo, o voto que acarreta ainda mais força e determinação a nós enquanto Executivo, e a mim enquanto Presidente de Câmara, de reivindicar tudo aquilo que é necessário para a população de Freixo de Espada à Cinta, porque apesar de estarmos no interior do país somos, também, as portas de entrada da Europa em Portugal e, nesse sentido, tudo faremos para dar a maior qualidade de vida e lutar por todos os serviços que devem existir e estar afetos a Freixo de Espada à Cinta. Mais do que falar do Interior, é necessário praticar o Interior.

A composição próxima Assembleia da República contará com cinco deputados eleitos pela região (CIM Douro). Que preocupações da região devem ser levadas ao debate político nacional?

Os cinco deputados eleitos pelo Partido Socialista sabem a responsabilidade que lhes foi atribuída na luta por esta Região do Douro Demarcada a nível nacional e internacional e, é com essa premissa que devemos reivindicar a reabertura da linha ferroviária da Barca D´Alva, porque permite desbloquear o desenvolvimento e o progresso para a nossa região.

Outra das linhas que deve ser levada em conta pelos cinco deputados referidos, mais concretamente pelos dois deputados eleitos pelo Distrito de Bragança, é o alargamento do horário do centro de saúde até às 00h. É nossa premissa devolver à população qualidade de vida e saúde e, nesse sentido, estou certo que os deputados eleitos pelo Partido Socialista tudo irão fazer para lutar ao nosso lado, exigindo o alargamento dos cuidados de saúde primários, para que estes se tornem uma realidade.

Outro tema em que estamos a trabalhar e que informámos atempadamente os candidatos na altura, agora deputados eleitos, é a necessidade de implementação do ensino secundário profissional no concelho de Freixo de Espada à Cinta. Esta é uma das premissas pela qual o Executivo Autárquico tem lutado e pela qual se congratula visto termos já acordado, para iniciar ainda este ano, o ensino secundário profissional, e contamos com a ajuda dos deputados eleitos para levar a cabo esta missão, que será uma realidade no nosso concelho.

Por último, não posso de deixar de referir o foco que deve ser o novo PRR, pois é de extrema importância alocar verbas consideradas fundamentais para o desenvolvimento e progresso do nosso território. E quando digo nosso território, falo do Douro em concreto, mas também do meu concelho, pelo qual luto diariamente, juntamente com o meu Executivo: Freixo de Espada à Cinta.

Últimas Notícias

2500 vouchers de oferta este Natal no comércio local de Lamego

2/12/2024

Magia de Natal chega a Tarouca

29/11/2024

Dezpassitos nos EUA para participar no “All Dance World 2024”

28/11/2024

Novo Orçamento da Misericórdia de Lamego aposta na melhoria de serviços

19/11/2024

Casa do Douro: Liderança será discutida a duas vozes

14/11/2024

Murça reforça a promoção da leitura junto dos jovens com a oferta de livros

7/11/2024

Município tem 45 mil euros para premiar estudantes do Ensino Superior

6/11/2024

Academia de Música Quinta do Ribeiro: ano letivo 2024/2024 arranca este mês

5/11/2024