Alijó
Armamar
Carrazeda de Ansiães
Freixo de Espada à Cinta
Lamego
Mesão Frio
Moimenta da Beira
Murça
Penedono
Peso da Régua
Política
Reportagem
São João da Pesqueira
Sabrosa
Santa Marta de Penaguião
Sernancelhe
Tabuaço
Tarouca
Torre de Moncorvo
Últimas
Vila Nova de Foz Côa
Vila Real
Legislativas 2015: Análise de resultados na CIM Douro
[caption id="attachment_1117" align="alignleft" width="300"] Santa Marta de Penaguião foi o único concelho da CIM Douro em que o Partido Socialista obteve um maior número de votos/ Foto: Direitos Reservados[/caption]
A coligação Portugal à Frente (PàF) venceu as eleições legislativas 2015 sem maioria absoluta. No que diz respeito aos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro, a PàF liderou em todos eles, à exceção de Santa Marta de Penaguião. Foi no município de Sernancelhe que a coligação registou a maior percentagem de votos (63,50%). As eleições deste domingo ficaram ainda marcadas pela mais alta taxa de abstenção de todas as legislativas (43,07%).
Em termos globais, contabilizando o território nacional e estrangeiro, a coligação PàF totalizou 36,83% dos votos, seguida pelo Partido Socialista (32,38%). O Bloco de Esquerda ficou com 10,22% dos votos, ficando à frente da CDU (8,27%).
A coligação liderada por Passos Coelho e Paulo Portas ficou à frente nos 19 municípios que constituem a CIM Douro, à exceção de Santa Marta de Penaguião. O concelho de Sernancelhe registou a maior percentagem de votos da coligação (63,50%), seguido de Armamar (55,58%) e São João da Pesqueira, com 54,20%.
Já no que diz respeito ao Partido Socialista foi em Santa Marta de Penaguião, distrito de Vila Real, que registou a maior percentagem de votos entre os 19 municípios da CIM Douro. Neste concelho, a diferença entre o maior partido da oposição e a coligação foi relativamente pequena, desta forma, o PS registou uma percentagem de 43,71%, enquanto a PàF arrecadou 43,04%.
Em sentido contrário, foi em Armamar que o partido liderado por António Costa obteve menos votos (22,77%) comparativamente com os restantes municípios em análise.
Entre os concelhos da CIM Douro, Tarouca foi o município com a maior percentagem de votos do Bloco de Esquerda, totalizando 8,23%, situando-se assim acima da CDU, ao contrário do que se passou em 2011, em que o PCP-PEV se encontrava acima da formação liderada atualmente por Catarina Martins.
Esta tendência verificou-se em todos os municípios, sendo que o Bloco de Esquerda ficou acima do Partido Comunista em todos os concelhos da CIM Douro, que verificou a sua maior percentagem de votos em Armamar (5,88%), ainda assim menor do que o Bloco de Esquerda (7,33%).
Este domingo houve 5.374.343 pessoas que se deslocaram às urnas a nível nacional. Do total de eleitores inscritos, 56,93% votaram, o que significa que estas eleições registaram a mais alta taxa de abstenção (43,07%) de todas as legislativas.
PàF lidera em todos os distritos que constituem a CIM Douro
[caption id="attachment_1119" align="alignleft" width="244"] Resultados do distrito de Vila Real[/caption]
A coligação PàF liderou nos três distritos que abrangem a CIM Douro (Viseu, Vila Real e Bragança). Tendo sido o distrito de Viseu aquele que contabilizou uma maior percentagem de votos para a coligação Portugal à Frente (51,05%), seguido de Vila Real (51,02%) e Bragança (49,41%).
Por sua vez, o Partido Socialista teve mais votos no distrito de Bragança (34,06%), do que no de Vila Real (33,065) ou do que no distrito de Viseu (29,65%).
Relativamente aos deputados eleitos, o distrito de Vila Real elegeu três pertencentes à coligação PàF: Luís Ramos, Luís Pimentel e Maria Tender. Sendo que do Partido Socialista foram eleitos Ascenso Simões e Francisco Rocha.
[caption id="attachment_1118" align="alignleft" width="233"] Resultados do distrito de Viseu[/caption]
No distrito de Viseu foram eleitos seis deputados pela coligação: António Amaro, Pedro Alves, Inês Domingos, José Amaral, António Lima Costa e Isaura Pedro. O Partido Socialista elegeu Maria Marques, António Borges e João Rebelo.
Já no que diz respeito ao distrito de Bragança, José Silvano e Adão Silva foram eleitos pela coligação e Jorge Gomes pelo Partido Socialista.
[caption id="attachment_1120" align="alignnone" width="253"] Resultados do distrito de Bragança[/caption]