Informação Vila Real

Lançada a primeira pedra para a construção da nova USF Nuno Grande, em Vila Real

[caption id="attachment_3712" align="alignleft" width="300"] Rui Santos, presidente da Câmara Municipal de Vila Real e Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde / Foto: Sofia Costa[/caption] O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, esteve no local da empreitada, no passado dia 5 de maio, para lançar a primeira pedra da obra para a construção das novas instalações da Unidade de Saúde Familiar (USF) Nuno Grande. Para o ministro, o interior deve “aproximar o Serviço Nacional de Saúde dos cidadãos”, é para “investir” e “revitalizar”. Durante a visita, anunciou o esperado acelerador linear do Centro de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro para que seja possível “reter os cidadãos que vivem na região” de forma a evitar deslocações para outros hospitais mais longínquos. O presidente da Câmara de Vila Real Rui Santos afirma que a cidade “é a ponte que liga o litoral ao interior”. Esta empreitada representa um investimento de mais de 700 mil euros e faz com que que Vila Real se afirme “como identidade no serviço de saúde” e serve, também, para limpar uma “cicatriz” da cidade, como destacou Rui Santos. “A Administração Regional de Saúde do Norte e o Ministério da Saúde encontraram uma solução viável para todos”, rematou o autarca. Sobre os investimentos declarados pelo ministro da Saúde, o edil diz que representam “uma vitória para Vila Real”, referindo-se a um equipamento de radioterapia, na ordem dos cinco milhões de euros, há muito desejado pelo Centro Hospitalar. Adalberto Campos Fernandes visitou, também, a Farmácia de Montezelos com a Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins e terminou a jornada em Vila Real no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes onde assinou vários protocolos entre os diferentes hospitais da região norte para que “ao invés de competirem, cooperem”. No local estiveram nove hospitais representados. O ministro trouxe mais boas notícias a Vila Real, anunciando que o Centro Hospitalar “foi consagrado ao nível do projeto de eficiência energética e vai ter uma verba muito significativa de 4,5 milhões de euros para investir na sua remodelação”. “A capacidade de investimento do Estado não é muita, tem de ser inteligentemente utilizada e o interior é uma prioridade”, sublinhou o ministro da Saúde.  

Últimas Notícias

Tempestade de granizo e trovoada provoca danos em Tabuaço e S. João da Pesqueira

18/06/2026

Ed02.Ep4 - Gondomar

17/06/2026

Vindouro distinguida como Evento Nacional do Ano

16/06/2026

Bragança fecha ruas ao trânsito durante os fins de semana para dar mais espaço às pessoas

12/06/2026

Repovoamento piscícola nas albufeiras da Dama e da Ponte Pedrinha

9/06/2026

AgroEduca Futuro aproxima mais de 1.200 alunos das ciências agrárias e veterinárias

9/06/2026

GNR conquista XXII Torneio Inter-Instituições de Futsal de Vila Real

9/06/2026

Piscinas Descobertas de Lamego reabrem a 15 de junho

9/06/2026