Lamego Sociedade

Lamego instala armadilhas para captura de vespa asiática

A Câmara Municipal de Lamego está a instalar mais de 100 armadilhas, em locais estratégicos, para proteger as abelhas europeias e salvaguardar o ecossistema local. Esta medida visa responder ao crescente desafio representado pela propagação da vespa asiática, estando a ser implementada em colaboração com as juntas de freguesia.

O plano de instalação das armadilhas está sintonizado com o início da atividade desta espécie não indígena, invasora e predadora da abelha europeia. Com a subida da temperatura, as vespas fundadoras emergem da hibernação, representando uma ameaça à biodiversidade. O objetivo primordial é capturá-las antes que formem os ninhos primários, controlando assim a sua proliferação. As armadilhas estão devidamente identificadas, fornecendo informação à comunidade.

A colaboração entre o Município de Lamego e as juntas de freguesias reflete um esforço conjunto para proteger os recursos naturais essenciais para a sustentabilidade do território e garantir o aparecimento de novos ninhos.

A supervisão contínua desta medida é feita pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), permitindo uma avaliação pormenorizada das áreas mais críticas à presença da vespa asiática.

As armadilhas foram adquiridas ao abrigo do projeto "GESVESPA DOURO: Gestão integrada da Vespa velutina no Douro”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), cofinanciado pelo PO SEUR.

Últimas Notícias

Mercado Local de Produtos da Terra arranca no próximo mês de maio

16/04/2024

UTAD regista aumento de 75% nos alunos internacionais candidatos ao próximo ano letivo

16/04/2024

Câmara de Lamego beneficia relvado do Estádio dos Remédios

15/04/2024

Festas em honra de S. Torcato em Cabaços

12/04/2024

Festival de Poesia e Música de Foz Côa celebra 40 anos e comemora os 50 anos de 25 de abril

12/04/2024

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola regressa pelo 11ª ano consecutivo

12/04/2024

Autarquia reguense organiza caminhada noturna da liberdade

11/04/2024

Quinta do Pessegueiro volta a abrir portas para visitas ao público com novidades nos roteiros e provas

11/04/2024