O evento decorre este sábado à noite, na Av. Dr. Alfredo de Sousa, no âmbito da Semana Santa de Lamego que congrega, este ano, um programa eclético de iniciativas religiosas, culturais e sociais que honram um património espiritual comum.
Pela primeira vez, a cidade de Lamego acolhe a encenação da Paixão de Cristo, pela Paróquia de São Bartolomeu de Tadim, da Diocese de Braga, depois de, em anos anteriores, ter sido apresentada em várias cidades do país.
De acordo com a organização, na encenação da Paixão de Cristo de Tadim "a comunidade inteira está envolvida numa obra em que o valor social e fé se encontram numa recriação coletiva que encena a última ceia, a conspiração e a traição de Judas, o jardim do Getsêmani, o julgamento e a condenação, o Calvário e a Crucificação”.
A dramatização das últimas horas da vida de Jesus, que decorre em quinze atos, conta com a participação de cerca de 160 pessoas, entre figurantes, organização e mecenas.
A Paixão de Cristo de Tadim envolve toda a paróquia que se transforma num grande teatro ao ar livre com elementos cenográficos arquitetónicos e orográficos, figuras fantasiadas, sugestões visuais, sonoras e espirituais.