Depois de alguns anos de interregno as ruas da aldeia de Celeirós do Douro, no concelho de Sabrosa, voltaram a encher-se de gente para mais uma edição da Lagarada Tradicional.
Com milhares de pessoas espalhadas pelas ruas da aldeia, foram vários os lagares que estiveram de portas abertas para que muitos experimentassem pela primeira vez a sensação da pisa da uva a pé, um método tradicional de produção que desperta sempre muita curiosidade.
Maria Vieira de Sousa é proprietária de um dos lagares que abriram portas ao longo dos dois dias do evento. Para esta produtora “este espírito faz parte da aldeia, faz todo o sentido que voltemos a viver os tempos em que os lagares da aldeia se mantinham abertos para produzir vinho. Vemos também muitas crianças na rua e isso é interessante porque atualmente é tudo mecanizado e é importante que eles vejam como se fazia nos tempos antigos”.
Naturais de Ervedosa do Douro, no concelho de São João da Pesqueira, mas a residirem atualmente na cidade do Porto, as irmãs Isabel e Maria Emília Figueiredo foram duas dos milhares de pessoas que passaram por esta Lagarada Tradicional.
Para estas irmãs, este evento “permite recordar a infância, tempos em que se brincava na rua e nas vinhas. Tempo de recordar as vindimas que eram sempre um momento de muita diversão. Temos vindo todos os anos ao Douro por esta altura para recuperar essas memórias”.
Satisfeito com o sucesso alcançado pela iniciativa estava Sérgio Wilson, Presidente da Junta de Freguesia de Celeirós que expressou ainda, à nossa reportagem, o desejo de a ver repetida nos anos que se seguem.
“É fantástico ver tanta gente nestas ruas, foram dois dias de muita animação, alegria e convívio. Quem nos visitou pode perceber melhor como é a nossa vida e provar os nossos produtos.
Com este sucesso espero que possamos manter esta iniciativa nos próximos anos, seria uma ótima notícia”.
Associada a esta festa, quem passou pela aldeia pode ainda provar e adquirir alguns produtos tradicionais da região nos diferentes expositores espalhados pelas ruas, bem como assistir ao concerto do artista Vítor Rodrigues que animou a noite de sábado.