Durante três dias (18, 19 e 20), a Feira Internacional de Madrid acolhe as Jornadas Profissionais, momentos marcados pela presença de inúmeros operadores turísticos nacionais e internacionais, que aproveitam este período para partilhar contactos e desenvolver parcerias e futuros negócios.
Neste primeiro dia de certame, a par das ações de divulgação turística do território, do desenvolvimento da economia local, e da promoção das tradições como a arte da seda, o município promoveu alguns momentos de degustação dos produtos endógenos do concelho, como as amêndoas e o azeite, e de iguarias de Vilvestre, como a doçaria típica, a amêndoa e o queijo. Todos os produtos receberam feedback positivo por parte do público presente.
Ao final da tarde, os elementos da autarquia estiveram presentes na apresentação e prova de vinhos promovida no espaço da CIM Douro, no âmbito da iniciativa "Douro Cidade Europeia do Vinho 2023".
Nesta apresentação, a cargo do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Carlos Silva, estiveram presentes o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e o Presidente da Associação do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins. Alguns dos vinhos produzidos no concelho estiveram presentes nesta ação promocional, que se irá repetir nos próximos dias.
Com estas estratégias, o Executivo Autárquico tem o objetivo de criar contactos e desenvolver futuras parcerias e negócios capazes de criar valor e rentabilizar marcas, levando o nome de Freixo de Espada à Cinta mais além, contribuindo para o desenvolvimento e projeção internacional do concelho.