Educação Lamego Política

Jogo "Jovem Autarca" quer estimular a cidadania desde tenra idade

O Município de Lamego vai testar os conhecimentos de cultura geral, cidadania, política e história dos alunos do ensino básico e secundário do concelho, através de um jogo, desenvolvido pela empresa de brinquedos científicos Science4you.

A apresentação pública do programa “Jovem Autarca”decorreu esta segunda-feira, 27 de novembro, com as intervenções de Ricardo Morgado e Francisco Lopes, respetivamente, Presidente da Assembleia e da Câmara Municipal de Lamego, bem como de Miguel Pina Martins, CEO da Science4you.

A conceção do jogo “Jovem Autarca” nasceu de uma proposta da Assembleia Municipal de Lamego e do seu Presidente que pretendem desafiar as crianças e os jovens a refletirem acerca das políticas locais e estratégias de melhoria de qualidade de vida dos munícipes. “Lançámos o desafio à Science4you de desenvolver um brinquedo educativo que agregue alguns objetivos essenciais. Promova, por exemplo, a aquisição de conhecimentos de cultura geral e cidadania e estimule os mais novos a olharem para o território e refletirem sobre ele, numa dimensão didática e pedagógica”, explica Ricardo Morgado. O autarca afirma que este jogo também desenvolverá o vocabulário, o raciocínio, a concentração e a interação social dos participantes.

Ao seu lado, Miguel Pina Martins sublinhou que este projeto educativo também será capaz de “potenciar a educação para a cidadania e para a democracia”.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, será dinamizada uma competição nas escolas na qual vão participar crianças e jovens entre os 6 e os 17 anos. As equipas vencedoras da final, divididas por dois escalões, recebem como prémio uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. A todos, será oferecido um kit do jogo “Jovem Autarca” pelo Município de Lamego.

Últimas Notícias

Festas em honra de S. Torcato em Cabaços

12/04/2024

Festival de Poesia e Música de Foz Côa celebra 40 anos e comemora os 50 anos de 25 de abril

12/04/2024

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola regressa pelo 11ª ano consecutivo

12/04/2024

Autarquia reguense organiza caminhada noturna da liberdade

11/04/2024

Quinta do Pessegueiro volta a abrir portas para visitas ao público com novidades nos roteiros e provas

11/04/2024

Sabrosa recebeu sessão de esclarecimento dirigida aos Viticultores

9/04/2024

ACANIV encerra comemorações do 95º Aniversário do 140 Lamego

9/04/2024

Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego abre as portas a toda a comunidade para a Open Week 2024

9/04/2024