Sociedade Vila Real

Investigador da UTAD vai apresentar candidatura do Calcário de Ançã a Património Mundial

O geólogo David M. Freire-Lista, investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), está no início deste processo e será ele próprio, enquanto membro da direção do conselho da “IUGS Subcommission: Heritage Stones”, quem irá apresentar formalmente a candidatura.

O Calcário de Ançã, no concelho de Cantanhede, que inclui uma das pedras mais utilizadas no património escultórico português, vai ser apresentado em Abril na Assembleia Geral da União Europeia de Geociências em Viena, na Áustria, com vista à sua classificação como Património Mundial.

Os trabalhos preparatórios têm sido desenvolvidos pela UTAD em conjunto com o Centro de Geociências da Universidade de Coimbra. A iniciativa tem ainda o apoio institucional da Câmara Municipal de Cantanhede e da Junta de Freguesia de Ançã. É de realçar que o mesmo investigador da UTAD foi já o responsável por idêntica classificação do granito de Alpedrete, em Espanha.

Algumas amostras do Calcário de Ançã estão neste momento a ser alvo de estudos no laboratório de Geologia da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, na UTAD. Neste laboratório, segundo David M. Freire-Lista, irão ser feitos “lâminas delgadas e ensaios petrofísicos para determinar as suas propriedades”, o que reforçará o processo de candidatura.

De referir que esta classificação tem em vista incrementar o conhecimento geológico, uso e conservação de pedras naturais de importância histórica em todo o mundo. Procura-se assim um reconhecimento do Calcário de Ançã, incluída a pedra de Ançã, muito representada em Portugal, encontrando-se na Região Norte inúmeras esculturas religiosas esculpidas nesta pedra. O altar da Sé de Braga e as esculturas de Nossa Senhora das Covas de Barroso ou de Santa Maria Maior em Chaves são apenas alguns exemplos.

Uma das preocupações de David M. Freire-Lista, enquanto investigador da UTAD, é também “catalogar o valioso património artístico de Trás-os-Montes e Alto Douro ao nível das estátuas esculpidas com a pedra da Ancã”, sabendo-se que existe uma grande dispersão dessas estátuas de natureza religiosa na região.

Últimas Notícias

Auditório Municipal de Sabrosa mais moderno e tecnológico

26/01/2026

João Gonçalves: “Na CIM estamos habituados a discutir e a discordar, mas a procurar consensos”

26/01/2026

Município de Vila Real está a implementar o Programa Radar Social para reforçar a resposta às necessidades da comunidade

20/01/2026

Antigo quartel dos bombeiros de Lamego convertido em casas para arrendamento

20/01/2026

Álvaro Santos: “É um momento claro de afirmação da vontade de mudança”

13/01/2026

Álvaro Santos vence eleições para a CCDR-N

12/01/2026

Rui Massena em concerto com entrada livre em S. João da Pesqueira

12/01/2026

ULSTMAD realiza, pela primeira vez, um bloqueio do plexo celíaco para o alívio da dor oncológica

9/01/2026