Educação

Instituto Rodrigo Guimarães atribui mais de 500 mil euros para bolsas de estudo e apoios

O Instituto Rodrigo Guimarães (IRG), fundado em 2022, após a morte do fundador da sociedade gestora de fundos Explorer Investments, que dá nome ao Instituto, vai atribuir bolsas de estudo e apoios a jovens ao longo do ano de 2023 acima de 500 mil euros.

Depois de ter sido canalizado pelos seus instituidores em 2022, 500 mil euros para a sua obra, o Instituto Rodrigo Guimarães, anunciou que continuará a canalizar anualmente para apoiar os jovens nos seus estudos e na criação de talento para Portugal.

Numa visão a dez anos, o Instituto prevê investir um total de cinco milhões de euros em bolsas de estudo, apoios a organizações e programas de criação de talento em três programas: Pré-Universitário, onde se apoiam estudantes com bolsas ou material informático, antes da entrada na universidade; Universitário, em que se atribuem bolsas integrais para propinas, alimentação e/ou alojamento; Mais Horizontes, onde temos a intenção de captar e criar talento para Portugal.

Este ano, com um orçamento de 517 mil euros, serão distribuídas pelo menos 7 bolsas em colégios, 18 de apoio ao estudo e à prática desportiva e 23 universitárias.

Segundo Rodrigo Guimarães (filho), Presidente do Conselho de Administração do IRG: “A ideia é criar oportunidades aos jovens bolsistas, dotá-los de ferramentas que lhes permitam chegar mais longe e singrar no futuro. Por isso é que temos três tipos de bolsas, umas para ensino básico e secundário, outras de preparação para a vida universitária e ainda para frequência universitária. Queremos acompanhar desde o primeiro momento o percurso dos nossos bolsistas. É um orgulho em menos de ano estarmos tão investidos no futuro.”

Para Elizabeth Rothfield, Vice-Presidente do IRG: “O nosso trabalho tem por base parceiros importantes, que nos permitem acreditar que em dez anos vamos conseguir apoiar com 5 milhões de euros. Arrancamos este ano com bolsas atribuídas, com bolsas em fase de candidatura e com bolsas em fase de triagem.  Este é um número muito relevante e que acreditamos que fará a diferença na vida dos jovens impactados e no país.”

O Instituto Rodrigo Guimarães

O Instituto Rodrigo Guimarães é uma associação sem fins lucrativos, constituída pelos familiares e amigos próximos do Rodrigo Guimarães, com o intuito de contribuir para uma educação de qualidade apoiando jovens com menos capacidade financeira. Os programas desenvolvidos pretendem auxiliar os jovens estudantes, dos 13 aos 23 anos, com dificuldades financeiras inibidoras do seu desenvolvimento e potencial económico residentes em Portugal entre o 7º ano de escolaridade e a universidade.

Últimas Notícias

2500 vouchers de oferta este Natal no comércio local de Lamego

2/12/2024

Magia de Natal chega a Tarouca

29/11/2024

Dezpassitos nos EUA para participar no “All Dance World 2024”

28/11/2024

Novo Orçamento da Misericórdia de Lamego aposta na melhoria de serviços

19/11/2024

Casa do Douro: Liderança será discutida a duas vozes

14/11/2024

Murça reforça a promoção da leitura junto dos jovens com a oferta de livros

7/11/2024

Município tem 45 mil euros para premiar estudantes do Ensino Superior

6/11/2024

Academia de Música Quinta do Ribeiro: ano letivo 2024/2024 arranca este mês

5/11/2024