Lamego Sociedade

Inaugurado o novo Parque de Lazer do Bairro da Ponte

Foi oficialmente inaugurado o novo Parque de Lazer do Bairro da Ponte, em Lamego, um investimento superior a 800 mil euros, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.

No dia 19 de maio, centenas de pessoas, muitas das quais antigos e atuais moradores deste histórico bairro, juntaram-se a este ato simbólico para festejarem a requalificação da zona ribeirinha, junto ao rio Balsemão, que promete criar um novo espaço de encontro e convívio.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, anunciou que vai propor que este equipamento seja batizado de “Parque Manuel Almeida”, antigo Presidente da Junta de Freguesia da Sé, já falecido, fundamentando que “será um ato de inteira justiça em memória de quem lutou tanto pela concretização deste projeto”. O autarca sublinhou que o novo Parque de Lazer vai atualizar a ligação afetiva dos moradores ao seu rio “como local de recreio e motivo de orgulho, despertando novas dinâmicas”. Por outro lado, o secretário de Estado do Ambiente afirmou ser um “grande adepto deste tipo de espaços, por razões de saúde e para potenciar o turismo e a atividade económica”.

A inauguração do Parque de Lazer do Bairro da Ponte constituiu um dia histórico para os lamecenses, num bairro famoso pelos seus costumes e tradições e berço de biscoiteiras, lavadeiras, comerciantes, sapateiros, moleiros e de muitas outras profissões que, ao longo de séculos, deram alma e vida à cidade de Lamego.

A festa também contou com a realização de um grande almoço oferecido pelo Município de Lamego e a atuação em palco de um dos maiores artistas da música popular portuguesa: Quim Barreiros.

A nova área de lazer da cidade possui, entre outras funcionalidades, um edifício com bar, uma zona de merendas, um parque infantil e um campo de jogos. A sua construção contou com o apoio de fundos comunitários, através do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE), financiado pelo NORTE 2020.

Últimas Notícias

Bienal de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa arranca a 20 de julho

18/07/2024

Comitiva de Sabrosa visitou Cadaujac no âmbito das comemorações do Dia Nacional de França

18/07/2024

Agosto é sinónimo de Côa Summer Fest

18/07/2024

Duas carrinhas elétricas ao serviço da Saúde entregues pela Câmara Municipal

18/07/2024

EXPOVILA gera mais de um milhão de receitas diretas ao concelho

11/07/2024

Novo Parque da Ferradosa vai ser inaugurado este domingo

28/06/2024

Fibra ótica vai chegar a mais de 1250 famílias em Moimenta da Beira

14/06/2024

Museu de Lamego apresenta exposição Boas Raparigas nos 50 Anos do 25 de Abril

14/06/2024