Armamar Cultura

Inauguração de espaço museológico em Armamar

É inaugurado esta quinta-feira, dia 6, em Armamar o Núcleo de Valorização e Promoção de Produtos Locais, que integra o Centro Interpretativo da Mulher Duriense.

O espaço em causa é o edifício da antiga Adega Cooperativa de Armamar, propriedade das Caves Vale do Rodo. O edifício foi cedido à autarquia e foi requalificado, num projeto cofinanciado pelo programa NORTE 2020, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pelo programa Valorizar do Turismo de Portugal.

O projeto é uma ambição antiga do executivo municipal de criar um espaço de mostra e valorização dos produtos endógenos. Armamar faz parte do território duriense classificado pela UNESCO Património da Humanidade, o concelho é o maior produtor de maçã em Portugal e a cereja é outra cultura em crescimento.

O núcleo vai juntar-se à Rede de Museus do Museu do Douro, entidade parceira desde a primeira hora, e pretende com o Centro Interpretativo da Mulher Duriense prestar um “tributo a todas as mulheres durienses”, refere o presidente da Câmara Municipal, João Paulo Fonseca.

O espaço, que visa dinamizar a economia local, integra o Centro Interpretativo da Mulher Duriense, um centro documental e uma sala equipada para exposições, colóquios e eventos culturais.

Últimas Notícias

Lalim acolhe prova de trail com percurso de 13 quilómetros

14/10/2025

Filme apoiado pelo Município de Lamego selecionado para prestigiada mostra internacional

14/10/2025

UTAD conquista oito posições no Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual da FCT

14/10/2025

Vinho do Porto: Vieira de Sousa prossegue aposta em formatos diferenciadores e premium

14/10/2025

IVDP celebrou “O Mágico Número 5” em masterclasse exclusiva no Port Wine Day

14/10/2025

Coro da Misericórdia de Lamego vive jornada única em Roma

14/10/2025

Município de Lamego promove controlo reprodutivo de pombos

14/10/2025

Gatos de rua ganham novos abrigos em Lamego

14/10/2025