Cultura Tarouca

III Encontro de Dança em Tarouca com centenas de bailarinos em palco

"A dança é a linguagem oculta da alma", dizia Martha Graham, no Auditório Municipal Adácio Pestana, em Tarouca, as almas dançaram, vibraram, emocionaram.

O III Encontro de Dança transformou o espaço num lugar onde o corpo falou mais alto que as palavras, num espetáculo de ritmo, entrega e paixão, vivido intensamente por todos: quem dançou e quem assistiu.

As duas sessões deste encontro, ambas esgotadas, foram um verdadeiro mergulho no talento local e regional. Centenas de bailarinos ocuparam o palco e o coração do público, e entre aplausos e suspiros de emoção, o espírito da dança envolveu toda a plateia.

O Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira, visivelmente sublinhou que “estes encontros mostram o que somos capazes de construir talento, dedicação, emoção. A dança é cultura, é expressão, é união. É o espelho da alma dos nossos jovens”.

Também o Vice-Presidente, José Damião Melo, destacou o valor formativo da dança, afirmando que “aqui não se ensina apenas a dançar. Ensina-se autodisciplina, ensina-se autorregulação, respeito, persistência. Valores que vão muito além do palco”.

A autarquia, promotora do evento, esteve também representada pela Vereadora Susana Gouveia.

E se o brilho esteve nos pés e nas expressões dos bailarinos, também é justo destacar quem esteve nos bastidores a garantir que tudo acontecesse com rigor e sensibilidade. Um agradecimento especial aos técnicos de desporto da autarquia, em particular ao Vítor Dourado, cujo empenho e paixão foram determinantes para a excelência da organização do evento.

Participaram seis grupos que trouxeram estilos, cores e histórias diferentes para o palco: Academia de Dança Liliana Castro, Trança, Despassitos Dance Studio, WedouroDance, Classe de Ballet da Academia de Música da Câmara Municipal de Tarouca e o Ginásio Clube de Tarouca – Dance 83.

Cada atuação foi um retrato vivo da dedicação dos professores, famílias e, sobretudo, das crianças e jovens que escolheram a dança como forma de expressão.

No final, ficou a certeza de que Tarouca tem no seu coração uma energia que vibra em cada passo, em cada gesto.

Últimas Notícias

III Encontro de Dança em Tarouca com centenas de bailarinos em palco

15/04/2025

Protestos, greves e sindicatos no Marcelismo são tema de exposição

15/04/2025

Feira do Folar e dos Produtos da Terra regressa a Carrazeda de Ansiães

15/04/2025

Lamego acolhe encontro nacional sobre direitos das crianças

15/04/2025

Biblioteca Municipal acolheu reunião mensal da RIBD

15/04/2025

Museu de Lamego apresenta Festival Japão. Torna-Viagem no âmbito da programação Osaka em Portugal 2025

14/04/2025

Conselho Municipal avalia condições de segurança em Lamego

8/04/2025

XV Mostra de Teatro percorre Douro entre abril e maio

8/04/2025