Economia Vila Real

I Fórum Empresarial do Douro – NERVIR encerra com sucesso, fortalecendo sinergias e inspirando empresas

O I Fórum Empresarial do Douro, organizado pela NERVIR - Associação Empresarial, chegou ao seu término com grande sucesso, consolidando-se como um evento significativo para as empresas da região do Douro.

Realizado nos dias 8 e 9 de maio em diversos locais da Região – Vila Real, Alijó e Vila Pouca de Aguiar, este I Fórum Empresarial reuniu uma audiência diversificada de líderes empresariais, empreendedores, autoridades locais e especialistas, que participaram de discussões construtivas e inspiradoras sobre os desafios e oportunidades que enfrentam as empresas.

No dia 8 da parte da manhã na Casa de Mateus, e após a sessão de abertura, foi abordado o tema, dos “Desafios e o futuro das empresas em territórios de baixa densidade”, pelo presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR-N), António Cunha, pelo Dr. Pedro Fraga, Diretor Nacional da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e pelo Diretor Geral da Continental Advanced Antenna.

Ainda da parte da manhã, foram apresentados os programas Portugal 2030 e PRR e o seu impacto para as PME’s, pelo presidente da Comissão Nacional do PRR, Pedro Dominguinhos e pelo Presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), Luís Filipe Guerreiro.

A terminar a sessão da manhã, foi debatido o associativismo como fator critico para o desenvolvimento dos territórios e das empresas, em que participaram, Miguel Pinto, Vice-Presidente da AEP – Associação Empresarial de Portugal, José Eduardo Carvalho – Presidente da Associação Industrial Portuguesa, Ana Carvalho – Presidente da Direção do Nerba - Associação Empresarial do Distrito de Bragança e Víctor Caramanzana Rey, Presidente de la Cámara de Comercio, Industria y Servicios de Valladolid e em que foi debatido o papel das associações empresariais, no apoio ao crescimento e sucesso das empresas, constituindo-se como uma rede de suporte, recursos e oportunidades que contribuam para um ambiente empresarial mais robusto e próspero, tendo sido referidos exemplos concretos. Moderou esta sessão, o Jornalista Miguel Cabral da TVI/CNN.

No dia 8 de maio, da parte da tarde, decorreram 4 painéis sectoriais, em diferentes locais da região, em que as empresas participantes compartilharam as suas experiências e pontos de vista, oferecendo perspectivas valiosas sobre como impulsionar o crescimento económico sustentável na região, nos setores em causa.

Assim, em Alijó, decorreu o painel do “Agroalimentar, o Turismo e o Vinho”; em Vila Real, decorreram os painéis, “A Indústria Transformadora”, no Régia Douro Parque e as “Novas Tecnologias e o Digital”, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro; em Vila Pouca de Aguiar decorreu o painel a Engenharia, Arquitetura e Construção”.

No dia 9 de manhã, e ainda no âmbito deste I Fórum Empresarial do Douro, decorreram na Quinta do Paço, em Vila Real, encontros B2B entre Câmaras de Comércio e Indústria de vários países, potenciais compradores nacionais e internacionais e outros players ligados ao comércio internacional. Estes encontros B2B, constituíram um espaço de networking e colaboração, que proporcionaram oportunidades únicas para estabelecer novos contactos e parcerias estratégicas, com os potenciais compradores.

Nas suas palavras de encerramento, o Presidente da NERVIR- Associação empresarial, Mário Rodrigues, expressou a sua gratidão a todos os oradores, participantes, patrocinadores e entidades, pelo seu apoio e contribuição para o sucesso do I Fórum Empresarial do Douro, e reiterou o compromisso da Nervir em continuar a promover iniciativas que impulsionem o desenvolvimento e o sucesso das empresas da região.

Desafiou ainda todos os envolvidos no I Fórum Empresarial do Douro e a comunidade empresarial a manter-se unida em torno de futuras iniciativas e eventos que visem o fortalecimento do tecido empresarial da região.

Últimas Notícias

Bienal de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa arranca a 20 de julho

18/07/2024

Comitiva de Sabrosa visitou Cadaujac no âmbito das comemorações do Dia Nacional de França

18/07/2024

Agosto é sinónimo de Côa Summer Fest

18/07/2024

Duas carrinhas elétricas ao serviço da Saúde entregues pela Câmara Municipal

18/07/2024

EXPOVILA gera mais de um milhão de receitas diretas ao concelho

11/07/2024

Novo Parque da Ferradosa vai ser inaugurado este domingo

28/06/2024

Fibra ótica vai chegar a mais de 1250 famílias em Moimenta da Beira

14/06/2024

Museu de Lamego apresenta exposição Boas Raparigas nos 50 Anos do 25 de Abril

14/06/2024