Sociedade

Graham’s anuncia lançamento do Porto Tawny 50 Anos

Novo 50 Anos incorpora alguns dos primeiros vinhos produzidos pela família Symington após a aquisição da Graham’s.

A conceituada casa de vinho do Porto Graham’s – propriedade da família Symington, produtora de vinhos na região do Vale do Douro desde 1882 – acaba de revelar o novo Porto Tawny 50 Anos, que se junta ao Graham’s 40 Anos como parte da exclusiva Aged Tawny Collection da marca. Cuidadosamente monitorizado por Peter Symington e pelo seu filho, Charles Symington, duas gerações de master blenders, o Graham’s Porto Tawny 50 Anos é o testemunho da dedicação e trabalho artesanal investidos no cuidado dos vinhos que compõem este lote – alguns deles, os primeiros produzidos pela Symington depois da aquisição da Graham’s, em 1970.

Charles Symington, enólogo principal da Graham’s, selecionou os dois componentes primários incorporados no 50 Anos. O primeiro corresponde a um vinho de 1969, colocado de parte por Peter Symington para assinalar o nascimento de Charles e conhecido pelas suas iniciais: “CAS Reserve”. O segundo inclui vinhos de 1970 e 1973, lotados em 1982. A evaporação de mais de 50 por cento destes vinhos desde que foram separados para envelhecimento de longa duração resultou numa concentração notável.

Uma experiência sensorial completa, com o Douro como inspiração

Com tons de um profundo laranja acastanho e delimitado por uma base de nogueira escura e um topo verde-pálido, o Graham’s Porto Tawny 50 Anos é composto por complexos aromas com camadas de flor de laranjeira, bolo de frutas e caramelo, criando uma experiência sensorial equilibrada e concentrada. Na boca, a sensação é rica e cremosa, com uma acidez vibrante, notas de madeira temperada, noz-moscada e canela, e uma finalização duradoura que persiste no paladar.

A imagem da Aged Tawny Collection encontra inspiração na idade e singularidade dos Porto Tawny 40 e 50 Anos. As ilustrações, da autoria da ilustradora portuguesa Mariana Rodrigues, refletem alguns dos elementos mais raros da fauna e flora da paisagem do Vale do Douro – património da UNESCO desde 2001. A caixa de madeira que acompanha cada garrafa é forrada com papel de parede no interior e azulejos na parte de trás, procurando recriar a familiaridade do ambiente caseiro e revisitar as tendências do design de interiores britânico desde o século XVI.  

Charles Symington, membro da quarta geração da família Symington, refere: “Este Porto Tawny 50 Anos é de particular importância para nós, visto que o lote inclui alguns dos primeiros vinhos produzidos pela nossa família após a aquisição da Graham’s, em 1970. É especialmente comovente incorporar um vinho que tinha sido, originalmente, colocado de parte pelo meu pai para comemorar o meu ano de nascimento”. E acrescenta: “Tenho um enorme orgulho neste 50 Anos, que tem a excecional concentração e complexidade que só o envelhecimento prolongado em madeira pode proporcionar”.

O Graham’s Porto Tawny 50 Anos estará disponível brevemente em garrafeiras especializadas, podendo ser adquiridas garrafas de 0,75 e 4,5 litros, com um P.V.P. recomendado de 500 euros e 2700 euros, respetivamente.

Últimas Notícias

Bienal de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa arranca a 20 de julho

18/07/2024

Comitiva de Sabrosa visitou Cadaujac no âmbito das comemorações do Dia Nacional de França

18/07/2024

Agosto é sinónimo de Côa Summer Fest

18/07/2024

Duas carrinhas elétricas ao serviço da Saúde entregues pela Câmara Municipal

18/07/2024

EXPOVILA gera mais de um milhão de receitas diretas ao concelho

11/07/2024

Novo Parque da Ferradosa vai ser inaugurado este domingo

28/06/2024

Fibra ótica vai chegar a mais de 1250 famílias em Moimenta da Beira

14/06/2024

Museu de Lamego apresenta exposição Boas Raparigas nos 50 Anos do 25 de Abril

14/06/2024