A cidade de Lamego foi palco da etapa final do Grande Prémio de Ciclismo Douro Internacional, com o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios como pano de fundo.
Luís Mendonça, corredor da Glassdrive-Q8-Anicolor, foi o grande vencedor da competição, enquanto que João Medeiros (Credibom-LA Aluminios-Marcos Car), foi o primeiro a cortar a linha da meta em Lamego, numa apertada decisão ao sprint. Gaspar Gonçalves (Efapel), natural de Lamego, terminou na terceira posição a tirada de 144,4 quilómetros que foi animada por muitas fugas com a última a alcançar a meta final.
Luís Mendonça recebeu do Presidente da Câmara Municipal de Lamego a camisola amarela, que conquistou na primeira etapa, em Marco de Canavezes, e conseguiu mantê-la até ao último quilómetro. A Vice-Presidente Catarina Ribeiro e os vereadores José Pinto e Fábio Duarte também subiram ao palco instalado na Av. Dr. Alfredo de Sousa para distinguirem os vencedores de diferentes categorias.
“No ano em que o Douro é Cidade Europeia do Vinho, o Grande Prémio de Ciclismo Douro Internacional constituiu mais uma grande oportunidade para promover a beleza e a excelência deste território único e dos seus produtos endógenos. Com uma grande cobertura mediática, esta prova deu, ao mesmo tempo, um contributo importante para a dinâmica da nossa promoção desportiva. Acolhermos uma prova desta dimensão insere-se na aposta estratégica que fazemos de receber grandes eventos ao longo do ano”, afirma o Presidente Francisco Lopes.