Educação Vila Real

Governante de Cabo Verde procura laços de cooperação com a UTAD

A Secretária de Estado do Ensino Superior de Cabo Verde, Eurídice Furtado Monteiro, acompanhada de representantes da Embaixada do seu país em Portugal, esteve de visita no dia 9 de fevereiro à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com o propósito de desenvolver acordos de cooperação académica e científica com a instituição.

Recebida pelo Reitor da UTAD, Emídio Gomes, e pelo Vice-Reitor para a Internacionalização, Luís Ramos, a governante cabo-verdiana reuniu com diversos responsáveis de setores-chave da Universidade, destacando-se os presidentes das Escolas com as quais aquele país africano procura laços privilegiados de cooperação.

O Vice-Reitor Luís Ramos transmitiu as principais estratégias da UTAD em termos de cooperação internacional, lembrando a relação privilegiada q     ue a instituição procura manter e fomentar com os países africanos. Mostrou a grande recetividade que merecem os estudantes de Cabo Verde, defendendo também que a seleção seja feita com algum critério para as vagas que lhes são destinadas a fim de evitar as taxas de abandono. “Desejamos que os alunos matriculados sejam alunos a tempo inteiro, que tenham condição e vontade para continuar”, afirmou Luís Ramos.

A Secretária de Estado, por sua vez, justificou este encontro como uma grande oportunidade para o desenvolvimento do seu país, concentrando as suas preocupações no apoio que a UTAD pode vir a dar à implementação do pólo da Universidade de Cabo Verde na Ilha do Fogo. O governo cabo-verdiano está, por isso, apostado no estabelecimento de protocolos entre aquela universidade e universidades congéneres portuguesas que possam colaborar não só na troca de conhecimentos e planos de formação, mas também na creditação de cursos essenciais que viabilizem o campus da Ilha do Fogo.

Na reunião participaram presidentes de Escolas da UTAD que puderam dar testemunho de alguns avanços já realizados para uma colaboração com a Universidade com Cabo Verde, em especial no tocante à criação de novos cursos nas áreas da Agronomia, Enologia, Viticultura, Zootecnica e Informática, o que deixou demonstrado o empenho da UTAD em ir ao encontro dos desafios e preocupações demonstrados pela Secretária de Estado.

Últimas Notícias

Magia de Natal chega a Tarouca

29/11/2024

Dezpassitos nos EUA para participar no “All Dance World 2024”

28/11/2024

Novo Orçamento da Misericórdia de Lamego aposta na melhoria de serviços

19/11/2024

Casa do Douro: Liderança será discutida a duas vozes

14/11/2024

Murça reforça a promoção da leitura junto dos jovens com a oferta de livros

7/11/2024

Município tem 45 mil euros para premiar estudantes do Ensino Superior

6/11/2024

Academia de Música Quinta do Ribeiro: ano letivo 2024/2024 arranca este mês

5/11/2024

IVDP cria Academia Douro e Porto para reforçar formação no setor

4/11/2024