Desporto Freixo de Espada à Cinta

Freixo de Espada à Cinta recebe Campeonato Europeu de Pelota 2024

Entre os dias 2 a 6 de abril de 2024, o Município de Freixo de Espada à Cinta é o anfitrião do Campeonato Europeu de Pelota, que contará com a participação de 9 seleções europeias: Portugal, França, Holanda, Itália, Inglaterra, Comunidade Valenciana, Comunidade Autónoma do País Basco/EUSKADI, Irlanda e Bélgica.

No dia 2 de abril realiza-se a Gala de Abertura deste grande evento desportivo que trará centenas de pessoas ao concelho, entre equipas técnicas e público adepto desta modalidade. Entre os dias 3 e 6 de abril, decorrerá a competição para disputar o título de Campeão Europeu de Pelota 2024.

Este Campeonato Europeu de Pelota tem a particularidade de, pela primeira vez na história das competições da modalidade, incluir a prática tradicional do jogo da Pelota em Freixo de Espada à Cinta, onde se joga contra os frontões laterais da Igreja Matriz. Esta forma de jogar é o elemento caraterizador e diferenciador da Pelota de Freixo de Espada à Cinta, um dos motivos para este reconhecimento nacional e internacional e para a manutenção e promoção deste jogo tradicional que marca as gentes e o território do concelho de Freixo de Espada à Cinta.

O Município de Freixo de Espada à Cinta tem apostado fortemente na revitalização dos jogos tradicionais do concelho, nomeadamente no que à Pelota diz respeito, registando-se elevada adesão da população à prática desta modalidade, que se apresenta como um legado cultural a ser preservado, e cuja prática se vê agora reconhecida internacionalmente. Este Campeonato Europeu de Pelota é encarado como um elemento de excelência para atração de turismo, de desenvolvimento económico e entendido como mais um passo em frente para colocar Freixo de Espada à Cinta no mapa dos grandes eventos desportivos a nível nacional e internacional e ostentar a chancela de concelho “bastião da pelota portuguesa”.

Últimas Notícias

Festas em honra de S. Torcato em Cabaços

12/04/2024

Festival de Poesia e Música de Foz Côa celebra 40 anos e comemora os 50 anos de 25 de abril

12/04/2024

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola regressa pelo 11ª ano consecutivo

12/04/2024

Autarquia reguense organiza caminhada noturna da liberdade

11/04/2024

Quinta do Pessegueiro volta a abrir portas para visitas ao público com novidades nos roteiros e provas

11/04/2024

Sabrosa recebeu sessão de esclarecimento dirigida aos Viticultores

9/04/2024

ACANIV encerra comemorações do 95º Aniversário do 140 Lamego

9/04/2024

Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego abre as portas a toda a comunidade para a Open Week 2024

9/04/2024