De 8 a 10 de setembro, teve lugar na Foz do Sabor, em Torre de Moncorvo, mais uma edição do Vinho Sabor Douro, o festival que celebra o final do verão e os vinhos produzidos no concelho.
A iniciativa contou com a participação de vários produtores do concelho, nomeadamente Adega Cooperativa de Torre de Moncorvo, Quinta da Silveira, Quinta do Couquinho, Quinta do Gravançal, Quinta do Reguengo | Vale da Pia, Recantos do Vinho e Tapado do Mourinho, que disponibilizaram para prova e venda o que de melhor se produz neste território.
A mostra e venda de vinhos contou ainda com uma noite branca em que o branco o vinho e a música foram o mote para uma noite mágica, que terminou com o espetáculo de António Zambujo.
No que diz respeito ao programa, Nuno Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, referiu que “este evento está muito ligado à música com um concerto de António Zambujo logo no primeiro dia e com muitos dj’s para a juventude, com destaque para o evento que teve lugar no sábado, a eleição da Rainha das Vindimas, que estava integrada no Douro Cidade Europeia do Vinho 2023.”
O autarca salientou ainda que este festival “serve como alavancagem económica e financeira dos produtores que aqui estão, não nos podemos esquecer que este evento é feito para os produtores de vinho e de amêndoa que se dedicam a este território. Estes locais que apelidam de baixa intensidade e que eu costumo designar de alta intensidade pela perseverança e capacidade de estes que aqui marcaram presença em realizar coisas boas, em que o vinho é o néctar e a amêndoa a rainha. Podemos dizer que Moncorvo tem dos Lagos do Sabor as paisagens, mas todos os aromas e sabores do Douro.”
Nesta edição do Vinho Sabor Douro destaque ainda para a realização da final da Rainha das Vindimas de Portugal, cuja gala aconteceu no dia 9 de setembro, na Foz do Sabor.
A concurso apresentaram-se 12 jovens em representação dos municípios de Alenquer, Arcos de Valdevez, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cartaxo, Lagoa, Palmela, Ponte da Barca, Rio Maior, Tábua, Torres Vedras, tendo sido a vencedora a candidata Daniela Ferreira em representação do Município da Azambuja.
As candidatas foram avaliadas por um júri constituído por várias entidades, mediante os seguintes critérios de avaliação: conversa informal individual com a duração de 5 minutos, desfile em traje regional, desfile com vestido de noite, prova Partilha de Sabores. Além da eleição da Rainha das Vindimas de Portugal foram escolhidas a 1ª e a 2ª Dama de Honor, foi atribuído o prémio simpatia, o prémio fotogenia e o prémio extra “Mais Popular Online”.