Vila Nova de Foz Côa é o único concelho português em que se cruzam dois Patrimónios Mundiais, o Alto Douro Vinhateiro e a Arte Rupestre do Vale do Côa. Faça uma viagem com o VivaDouro até ao município beirão que celebra, nas próximas semanas, a Amendoeira em Flor.
Por estes dias o concelho foz-coense é também uma meca para os admiradores das belas paisagens durienses pintadas pelo branco e rosa das flores das amendoeiras, que se estendem pelos longos amendoais.
Para celebrar esta beleza única, o município local celebra, todos os anos, a Amendoeira em Flor, um dos certames de maior importância e que levam aquele concelho milhares de turistas para assistirem e participarem em diversas atividades, culminando num desfile etnográfico em que é possível ficar a conhecer a história, a cultura e o viver das gentes de Foz Côa, de hoje e do passado.
A viagem por Foz Côa não se faz só pelas paisagens, a gastronomia local reserva-nos também momentos de prazer que despertam os sentidos.
Com mais de duas décadas de existência, localizada nas margens do rio Douro, na freguesia de Mós, encontramos a Petiscaria Perguiça, um espaço acolhedor onde os produtos locais são a figura principal.
Iniciada como uma tasca onde apenas se podia degustar o peixe frito, pescado diretamente do rio, rapidamente o espaço foi granjeando reconhecimento, evoluindo para um restaurante com “pratos típicos e genuínos”, feitos a partir de “produtos locais e da própria horta”.
Em 2015 os netos do fundador assumiram a gestão do espaço, mantendo os princípios fundamentais. Dedicados também à agricultura e à pesca, é destas duas atividades que os atuais proprietários retiram os produtos que depois integram os saborosos pratos confecionados na petiscaria.
Para além da gastronomia, este local oferece também lugares de lazer, onde se pode descansar, tomar banhos refrescantes no verão, passear de barco ou apenas desfrutar da deslumbrante paisagem que o nosso restaurante proporciona.
Localizado na magnífica envolvência paisagística de Foz do Côa, com um amplo terraço sobre o Douro Vinhateiro, o Restaurante Côa Museu é outra das nossas sugestões gastronómicas.
Os produtos locais são as estrelas da ementa: o fumeiro, os queijos, os cogumelos, os espargos, a posta ou o rodião são algumas das iguarias do menu.
Também o bacalhau, os peixes do rio, ou o peixe de mar estão presentes, sempre majestosamente acompanhados pelo azeite alto-duriense e pelo pão regional, concluindo-se a experiência gastronómica com sobremesas em que a amêndoa tem papel de destaque.
Apreciada a saborosa gastronomia foz-coense, e as paisagens de cortar a respiração, nada melhor que uma bela noite de descanso neste território para retemperar forças.
Constituído por 5 casas rurais em xisto Bairro do Casal é o local perfeito para o descanso em contacto direto com a natureza e a história da região.
Com o objetivo de conservar o património rural da aldeia, as casas foram reconstruídas salvaguardando integralmente a sua traça inicial, os materiais usados e recuperando técnicas de construção características da região.
Um espaço onde a rusticidade, convive com o conforto e comodidade que encontra no interior das casas.
Para os hóspedes há ainda preparadas uma série de experiências que vão desde o desporto, à cultura, passando pelo lazer e o contacto com a natureza.
Em pleno coração do Vale do Côa, nas proximidades de Muxagata, e a 10 minutos do núcleo de Arte Rupestre da ribeira de Piscos encontramos a Quinta do Chão D'Ordem, Turismo Rural.
A Quinta do Chão D'Ordem, Turismo Rural, integra-se num tipo de paisagem onde a placidez da Beira se casa com a dignidade do Alto-Douro, qualidades naturais que já os Cavaleiros Templários e depois os da Ordem de Cristo aqui souberam descobrir e apreciar.
A Quinta do Chão d' Ordem, Turismo Rural, proporciona-lhe uma dádiva do Céu, Um ambiente repousante. E para que a serenidade seja um estado de alma, o cenário, simples e acolhedor, não pode deixar de condizer.
Para além do descanso e da gastronomia, na sua viagem a Vila Nova de Foz Côa não pode deixar de visitar o Museu do Côa e as inúmeras gravuras rupestres existentes no concelho, uma viagem no tempo para descobrir a história deste concelho singular.