Carrazeda de Ansiães Sociedade

Folar e Cabrito “à mesa” na Páscoa, em Carrazeda de Ansiães

De 28 a 30 de março acontece a Feira do Folar e dos Produtos da Terra em Carrazeda de Ansiães, a coincidir com a Semana Gastronómica do Cabrito, que envolve 10 restaurantes do concelho, de 29 a 31 de março.

Há produtos que fazem parte das ementas obrigatórias em períodos festivos, o folar e o cabrito são disso exemplo na Páscoa, em Carrazeda de Ansiães.

“Consome-se tradição e autenticidade, sabores genuínos e inconfundíveis”, defende o presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, que para além da componente económica que estes eventos representam para a economia local, ressalva “o despertar de memórias, com origem em sabores e odores, irreplicáveis em qualquer outro lugar”.

São principalmente os filhos da terra, de regresso ao concelho em épocas festivas, os principais “clientes” destas iguarias, que adquiridas e consumidas noutro lugar não têm o mesmo sabor. Também os residentes que querem reavivar, principalmente, os sabores de produtos que lhes lembram a casa dos pais, dos avós. E, claro, os visitantes e turistas, que não resistem à tentação de saborear Carrazeda de Ansiães.

“A Feira do Folar não é um evento de grande dimensão em tamanho, o número de expositores não é muito grande, até porque a maioria são de pequenos produtores locais, que trabalham com quantidades muito reduzidas”, explica o autarca.

Na Feira do Folar estão presentes 40 produtores, sendo destes 13 de folar e os restantes de enchidos, frutos secos, mel, cogumelos, azeite, vinho, pastelaria variada, queijos, azeite. “Fala-se tanto em exclusividade, estes são produtos exclusivos e isso torna este evento muito importante”, continua.

O que é certo é que ano após ano os expositores, genericamente esgotam todos os produtos. A tradição de fazer o folar em casa vai-se perdendo, já poucas pessoas têm fornos a lenha ou sabem fazer o folar e este certame representa a alternativa de o comprar com grande qualidade e a preços justos, garantindo a presença desta iguaria à mesa.

A Feira é também um espaço de convívio, diversão e até de promoção cultural. Existe em permanência um espaço Kids, onde as famílias podem deixar os mais pequenos entregues à diversão e a monitores habilitados, há animação musical contínua, demonstração de artes marciais, a cargo da Associação Atleta de Ansiães, atuações da Escola de Música e Dança, um atelier de olaria, concertos diversos, e provas de queijos e de vinhos.

Este ano o certame encerra com um momento cultural intermunicipal, o Festival Douro Superior com Vida e Movimento, promovido pela Associação de Municípios do Douro Superior, com a participação dos Municípios de Mogadouro, Miranda do Douro, Vila Nova de Foz Côa e Carrazeda de Ansiães.

Festival do Cabrito, conta com dez restaurantes aderentes

Integrado nos Fins-de-Semana Gastronómicos promovidos pela Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, o Festival do Cabrito de Carrazeda de Ansiães envolve este ano dez restaurantes locais. O cabrito para além de ser um prato característico da Páscoa, é típico neste concelho.

A autarquia, sabendo da sua importância económica, quer para a restauração quer para a produção, incentiva o consumo, não apenas dos residentes, mas também dos visitantes, promovendo este festival como forma de atrair pessoas ao concelho. Durante o período em que decorre o festival, em refeições de cabrito de valor superior a 30€, o município oferece uma garrafa de vinho de um produtor local.

Últimas Notícias

Bienal de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa arranca a 20 de julho

18/07/2024

Comitiva de Sabrosa visitou Cadaujac no âmbito das comemorações do Dia Nacional de França

18/07/2024

Agosto é sinónimo de Côa Summer Fest

18/07/2024

Duas carrinhas elétricas ao serviço da Saúde entregues pela Câmara Municipal

18/07/2024

EXPOVILA gera mais de um milhão de receitas diretas ao concelho

11/07/2024

Novo Parque da Ferradosa vai ser inaugurado este domingo

28/06/2024

Fibra ótica vai chegar a mais de 1250 famílias em Moimenta da Beira

14/06/2024

Museu de Lamego apresenta exposição Boas Raparigas nos 50 Anos do 25 de Abril

14/06/2024