São João da Pesqueira Sociedade

Festival Enogastronómico da Esprodouro levou convidados numa viagem multisensorial

A ESPRODOURO – Escola Profissional do Alto Douro, com um Centro Tecnológico Especializado em EnoGastronomia, realizou a quarta edição do seu prestigiado Festival Enogastronómico que este ano foi também uma Gala, e que se realizou no dia 30 de Junho, no Museu do Vinho de São João da Pesqueira.

Este evento proporcionou uma experiência multisensorial através de cinco pisos de degustações de 20 vinhos de elevado renome no Douro com 20 harmonizações gastronómicas criadas para cada um desses vinhos, cada uma delas representando uma faceta do Douro.

A edição deste ano, além de exaltar a EnoGastronomia do Douro, também reconheceu individualidades e empresas que se destacaram na sua contribuição para a região, com nomes como João Nicolau de Almeida, David Guimaraens, da Fladgate Partnership, Manuel José Silva Reis. da Real Companhia Velha, Gonçalo Louzada, da Messias, entre muitas entidades e pessoas de reconhecido mérito nacional.

"Foi entusiamante receber os cerca de 200 convidados no nosso IV Festival e Gala Enogastronómica. Este evento foi uma oportunidade para celebrar a riqueza e diversidade do Douro e para reconhecer aqueles que trabalham incansavelmente para destacar a nossa região a nível nacional e internacional. Pretendemos que os nossos alunos prestassem homenagem, mas que ao mesmo tempo fossem inspirados por estas referências do Douro e do país", explicou o  Diretor Geral e Pedagógico, Fernando Rodrigues.

O evento teve início às 17:30 com a receção dos convidados, seguido pela assinatura do protocolo de Geminação entre o Município de São João da Pesqueira e Mennecy (França). Depois, os participantes foram convidados a fazer uma viagem enogastronómica, passando por cinco pisos de degustações, harmonizações e reconhecimentos, culminando no Piso 5, onde foram atribuídos os prémios aos melhores vinhos, melhores harmonizações, estudantes e colaboradores destacados.

Para o Diretor Geral e Pedagógico da ESPRODOURO, Fernando Rodrigues, o evento foi “um sucesso”, sublinhado pela satisfação de todos os convidados.

“O evento gerou um networking muito positivo com as empresas convidadas a perceberem o tipo de serviço que os nossos alunos estão capacitados a prestar. É um projeto integrador e é 100% realizado pelos alunos, desde a iluminação ao som, passando pelo serviço de cozinha e de mesa.

O saldo para nós é muito positivo, atingiu as dimensões que queríamos que atingisse para o nosso público-alvo. Era um evento para as empresas que trabalham connosco e que podem passar a ser entidades empregadoras terem noção do que é feito pelos nossos alunos”.

Fernando Rodrigues admite ainda que há aspetos a corrigir no futuro para colmatar algumas falhas que se registaram ao longo das cerca de 7 horas que o evento durou.

“Vamos melhorar com certeza a logística de serviço da cozinha, um evento como este realizado no museu, que não tem cozinha, e fazer o serviço com rapidez foi um desafio, que trouxe alguns atrasos no processo”.

A ESPRODOURO é uma instituição de referência na formação enogastronómica no país e no Douro. Através da combinação de educação formal e formação prática, a ESPRODOURO prepara a próxima geração de profissionais para o crescente setor da enogastronomia, promovendo uma empregabilidade no Douro e no país.

Últimas Notícias

Autarquia investe na aquisição de mobiliário e material didático para as escolas

12/06/2025

Inauguração do Núcleo Museológico do Ferreiro e do Ferrador em Seixo de Ansiães

12/06/2025

Feira Medieval de volta a Lamego este fim de semana

12/06/2025

GOLDENERGY reconhecida como Melhor Contact Center em Portugal

12/06/2025

Mesão Frio volta a ser palco e de livros e outras artes

12/06/2025

GP Douro Internacional: Artem Nych coroado em Lamego

12/06/2025

São João 2025 com programa recheado de música, tradição e alegria

12/06/2025

Festival do Solstício regressa a Torre de Moncorvo dias 20 e 21 de junho

12/06/2025