A confirmação foi dada, em exclusivo, ao VivaDouro, pelo autarca do Município de Lamego, Francisco Lopes, que garantiu que estão a ser “desenvolvidos todos os contactos para que se realize”.
De acordo com o autarca, envolvidos neste processo estão, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), que detém a marca “Douro”, o Turismo do Porto e Norte (TPN), a APDL, que tem o espaço, e a autarquia, que tem uma enorme vontade de dar continuidade a um festival que foi um sucesso, e que tem condições para afirmar o Douro, nacional e internacionalmente, com uma apresentação única dos vinhos da região”.
Francisco Lopes adiantou ainda que a nova designação do festival será “Douro Wine Festival”, “um registo do IVDP, cedido à região. A autarquia de Lamego, juntamente com o TPN e a CIM Douro, nomeadamente os municípios vizinhos como Peso da Régua, levarão a efeito o festival”, explica.
Para Francisco Lopes, a realização deste evento será uma demonstração da união da região, que contribuirá para o aumento da autoestima dos durienses.
“Queremos que o nome seja da região, que não seja nem de uma empresa particular, nem do município lamecense para poder ter essa abrangência de servir toda a região. Entendemos que o Douro precisa de grandes eventos, que sejam dinamizados por todos nós.
Somos poucos, cada vez menos, por isso temos que nos unir para que, de Mesão Frio e Lamego, até Freixo de Espada à Cinta e Foz Côa, o Douro seja efetivamente uma região una e capaz de organizar eventos desta dimensão que mostrem as enormes potencialidades deste território.
É também importante para toda a região porque um evento desta dimensão ajuda sempre a elevar a nossa autoestima, certamente dando uma imagem muito positiva e dinâmica da região do Douro”.
O festival deverá acontecer no terceiro fim de semana de setembro, entre os dias 17 e 19, mantendo-se o conceito de festival apenas com vinhos da região (como bebidas alcoólicas permitidas).