Cultura Freixo de Espada à Cinta

Festival cultural “Douro Superior com Vida e Movimento” afirma-se na 1ª edição

A primeira iniciativa do Festival Cultural "Douro Superior com Vida e Movimento" decorreu sábado, com início ao final da tarde e continuidade pela noite dentro, no Espaço Multiusos, e juntou dezenas de pessoas que assistiram à atuação de várias coletividades culturais e recreativas provenientes dos concelhos que integram a Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS).

No discurso de abertura do evento, o Presidente da AMDS e também Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, e o Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, salientaram a importância deste tipo de projetos e as razões que levaram à criação deste festival cultural, que tem em 2022 a sua 1° edição e em Freixo de Espada à Cinta a sua primeira iniciativa.

O objetivo passa por organizar em cada um dos Municípios associados um festival que apresente a vida e movimento do Douro Superior às populações e visitantes, recorrendo à participação e envolvimento dos grupos e associações culturais e recreativas. Pretende-se promover um intercâmbio cultural, a valorização das potencialidades destes Municípios do interior, reforçar a união entre estes concelhos e estimular os grupos e associações locais após um largo período em suspenso devido à pandemia, assim como, contribuir para a economia local e celebrar a identidade cultural de cada um destes territórios.

O Festival Cultural "Douro Superior com Vida e Movimento" é uma iniciativa organizada pela AMDS em parceria com os 8 Municípios que a constituem: Freixo de Espada à Cinta, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Carrazeda de Ansiães. Ao longo das próximas semanas será organizado um festival cultural em cada um destes concelhos.

O Executivo Autárquico agradece à Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora dos Montes Ermos pela excelente gestão das tasquinhas, cuja totalidade da receita reverte para a grandiosa festa de verão, que se realiza entre os dias 18 a 22 de agosto.

 

Últimas Notícias

III Encontro de Dança em Tarouca com centenas de bailarinos em palco

15/04/2025

Protestos, greves e sindicatos no Marcelismo são tema de exposição

15/04/2025

Feira do Folar e dos Produtos da Terra regressa a Carrazeda de Ansiães

15/04/2025

Lamego acolhe encontro nacional sobre direitos das crianças

15/04/2025

Biblioteca Municipal acolheu reunião mensal da RIBD

15/04/2025

Museu de Lamego apresenta Festival Japão. Torna-Viagem no âmbito da programação Osaka em Portugal 2025

14/04/2025

Conselho Municipal avalia condições de segurança em Lamego

8/04/2025

XV Mostra de Teatro percorre Douro entre abril e maio

8/04/2025