Clareza, transparência e simplicidade! É assim que, a partir de hoje, começa a chegar ao correio dos Munícipes o novo modelo (e layout) da fatura de consumo de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos do Município de Moimenta da Beira.
Informação mais clara, mais completa, mais detalhada, com uma nova imagem, permitindo uma consulta mais fácil e mais transparente por parte do Munícipe, cumprindo todas as novas exigências da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
O novo formato contempla a colocação do QRcode e o código ATCUD no topo da página frontal, que decorre de uma obrigação fiscal que pretende simplificar e modernizar a emissão de faturas e combater a evasão fiscal (conforme o disposto no DL nº28/2019 de 15 de fevereiro).
A fatura apresenta ainda, na página frontal, informação da programação cultural, e a imagem do “Douro - Cidade Europeia do Vinho 2023”, e também detalhes no que respeita ao período de faturação, número de dias correspondente, valor a pagar, o titular do contrato, valores faturados por rubrica e o saldo atual da conta corrente. Tudo de forma clara.
No verso da página, mais informações de leituras e consumos. Tudo de forma pormenorizada, clara e simples, como leituras e estimativas, períodos de faturação separada (abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão dos resíduos urbanos), entre outras.
“Além de completamente renovada, a nova estrutura reflete as recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). Tudo isto é também feito no âmbito do processo de modernização administrativa que temos sempre presente e a pensar em todos os nossos Munícipes”, justifica o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo.