Cultura Lamego

Exposição coletiva de pintura patente ao público no TRC

Uma grande exposição coletiva de pintura é a nova proposta cultural que o Teatro Ribeiro Conceição apresenta a partir do próximo sábado, dia 8, que promete surpreender o público. Esta mostra reúne vários trabalhos das artistas plásticas Carmo Paulino, Joana Laranjo, Odete Marília e Maria Eugénia Coutinho.

Até 8 de março, fica o convite do Município de Lamego para vir ao Salão Nobre Albano Vaquero para apreciar o talento e a criatividade destas artistas que refletem diversas técnicas e conceitos estéticos e que residem em vários pontos do país.

A entrada é livre.

CARMO PAULINO

Carmo Paulino nasceu em 1956, é natural de Albergaria-a-Velha – Aveiro. É artista plástica formada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), integrando desde 2017 o projeto Cultura Que Une (Douro / Galiza). A artista realizou e participou em inúmeras exposições individuais e coletivas, trabalhou como professora de Artes Visuais do Ensino Secundário, foi ilustradora em publicações infanto-juvenis, colaborou na produção da curta-metragem de cinema de animação “O Alma Grande” e foi a artista plástica na produção das máscaras do Projeto Anima, no Museu do Teatro de Marionetas do Porto. Atualmente, reside no Peso da Régua, onde se dedica às suas criações artísticas.

JOANA LARANJO

Joana Laranjo, nasceu em Lamego em 1957. Licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Desenvolveu a sua atividade profissional em museus, foi professora de artes visuais e participou em exposições coletivas e individuais em Portugal, Espanha e Bélgica. Atribuído o 3º prémio na exposição ESBAP /91, Galeria de Arte dos CTT, Fórum Picoas, Lisboa Representada nas coleções – Associação dos Jovens Empresários, Porto. Telecom Portugal, Lisboa.

ODETE MARÍLIA

Odete Marília, nasceu em Ribalonga em 1954 - Carrazeda de Anciães. Artista plástica formada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), foi professora de Artes Visuais do Ensino Secundário. Ilustrou com as suas pinturas a poesia de José Braga Amaral "Na Pele do Rio/óleos sobre poesia", com o apoio do Ministério da Cultura/Direção Regional de Cultura do Norte. Ao longo da sua carreira artística realizou e participou em inúmeras exposições individuais e coletivas. É da dualidade entre o Douro vivido e o Douro imaginado e sentido, que surge a sua obra. Atualmente reside em Lamego, onde se dedica às suas criações artísticas.

Mª EUGÉNIA PEREIRA COUTINHO

Mª Eugénia Coutinho nasceu em Lisboa em 1967, Licenciada em Artes Plásticas - Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Frequentou um Curso de Desenho e Pintura do IADE em Lisboa, um Estágio de Gravura no Museu de Lamego, Curso de verão - «Férias com Arte», organizado pela Oficina D´Angra» - Açores, Ilha Terceira e uma Oficina de Formação, «A Olaria/Cerâmica – Pintura e Decoração» no CEFOP-LART – Lamego. É Coautora no texto e ilustração de dois livros Infanto-juvenis - «Dinis em Lamego à descoberta de um Tesouro…» e «Grão a Grão…Vamos conhecer o Vasco! (viagem ao tempo do pintor Grão Vasco)». Desenvolve a sua atividade profissional como professora de Artes Visuais e participou em algumas exposições coletivas.

Últimas Notícias

Lalim acolhe prova de trail com percurso de 13 quilómetros

14/10/2025

Filme apoiado pelo Município de Lamego selecionado para prestigiada mostra internacional

14/10/2025

UTAD conquista oito posições no Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual da FCT

14/10/2025

Vinho do Porto: Vieira de Sousa prossegue aposta em formatos diferenciadores e premium

14/10/2025

IVDP celebrou “O Mágico Número 5” em masterclasse exclusiva no Port Wine Day

14/10/2025

Coro da Misericórdia de Lamego vive jornada única em Roma

14/10/2025

Município de Lamego promove controlo reprodutivo de pombos

14/10/2025

Gatos de rua ganham novos abrigos em Lamego

14/10/2025