Cultura Sabrosa

Exposição "Animalítica" de Emílio Remelhe, inaugurada no Espaço Miguel Torga

Visitável até 30 de abril, “Animalítica” leva-nos numa viagem pela obra de Miguel Torga, inspirada na revolta do autor transmontano contra o analfabetismo.

Artista português, nascido em Barcelos em 1965, Emílio Remelhe tem como formação a pintura e leciona ilustração, desenho, escrita criativa e narrativas. A sua atividade inclui artes plásticas, cenografia, desenho, ilustração e literatura, mais precisamente em ficção, poesia e teatro. Expõe coletivamente desde os anos oitenta e individualmente desde os anos noventa.

Este sábado, inaugurou a exposição “Animalítica”, que aponta como sendo uma união entre o desenho e a escrita a partir de recursos líticos, linguísticos e narrativos, ou seja, um conjunto de imagens e textos com ligação à obra de Miguel Torga. Assumindo assim, como inspiração, algo peculiar do poeta de São Martinho de Anta, a sua reconhecida revolta contra o analfabetismo, uma vez que para além deste o considerar humanamente indigno, encontrava nele um obstáculo à compreensão da sua obra. Ainda que, por antagonismo, muitos daqueles com quem o escritor privava, eram efetivamente os que não a poderiam ler.

“Animalítica propõe e articula diferentes temas, centrando-se na descoberta de uma ‘presença alfabética na paisagem granítica’. Apelando à observação da realidade e à imaginação, convocando a memória coletiva e individual, envolvendo ferramentas culturais e sociais básicas – como falar, escutar, ler, escrever, contar, desenhar, etc. É uma exposição para nos interpelar e devolver, por outros atalhos, à contínua leitura de Torga”, afirmou Emílio Remelhe no momento da inauguração.

A exposição está disponível para visitação até ao dia 30 de abril de 2022, com entrada livre, na sala de exposições temporárias do Espaço Miguel Torga.

Últimas Notícias

Auditório Municipal de Sabrosa mais moderno e tecnológico

26/01/2026

João Gonçalves: “Na CIM estamos habituados a discutir e a discordar, mas a procurar consensos”

26/01/2026

Município de Vila Real está a implementar o Programa Radar Social para reforçar a resposta às necessidades da comunidade

20/01/2026

Antigo quartel dos bombeiros de Lamego convertido em casas para arrendamento

20/01/2026

Álvaro Santos: “É um momento claro de afirmação da vontade de mudança”

13/01/2026

Álvaro Santos vence eleições para a CCDR-N

12/01/2026

Rui Massena em concerto com entrada livre em S. João da Pesqueira

12/01/2026

ULSTMAD realiza, pela primeira vez, um bloqueio do plexo celíaco para o alívio da dor oncológica

9/01/2026