Durante a manhã de hoje, 11 de setembro, decorreu, por vários pontos do concelho de Sabrosa, o evento de Receção à Comunidade Educativa - ano letivo 2023/24, e contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, António Leite.
O evento teve início no Espaço Miguel Torga e contemplou uma visita guiada ao Espaço, pelo seu diretor, João Luís Sequeira, a toda a comunidade escolar, na presença da Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Martinho Gonçalves, do Secretário de Estado da Educação, António Leite, do Diretor do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Adelino Tomé, do Delegado Regional da Educação do Norte, Luís Carlos Lobo, da Presidente da Assembleia Municipal, Helena Pavão e de outros agentes da comunidade escolar presentes.
De seguida, e já no Auditório do Espaço, foi realizada uma sessão Oficial de Receção a todo o corpo escolar, com intervenções da Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, do Diretor do Agrupamento de Escolas e do Secretário de Estado da Educação. No momento, a Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa teve oportunidade de agradecer a presença do Secretário de Estado no evento, direcionando também o seu discurso para os novos docentes presentes em Sabrosa, desafiando os que tomam agora contacto oficial com o concelho de Sabrosa e com a sua realidade “a fazer deste concelho, desta casa, a vossa casa”. “Contem connosco para contribuir para as condições ideias para que possam obter o vosso melhor desempenho e ajudem uma das nossas maiores riquezas, que são as nossas crianças e jovens, a atingir os seus objetivos. No âmbito das competências do município, tudo temos feito para obter um ensino de excelência e inclusivo, sendo exemplo disso a recente distinção que o agrupamento recebeu por ocupar o primeiro lugar a nível nacional no que diz respeito ao sucesso escolar dos alunos do 1.º ciclo beneficiários da ação social escolar, onde também a autarquia tem responsabilidade, e assim continuaremos a fazer”. Ainda durante o seu discurso teve oportunidade de relembrar alguns dos apoios em vigor direcionados à comunidade escolar e de apoio às famílias, que “contribuem para o sucesso e fazem a diferença na vida dos alunos”.
O Diretor do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Adelino Tomé, num discurso voltado para os docentes e corpos técnicos que trabalham no agrupamento, aproveitou o momento para realçar a alegria que é poder contar com o trabalho de todos eles “e saber que estão disponíveis para todos os desafios. Tenho muito orgulho na evolução do nosso agrupamento e desejo que este seja mais um ótimo ano, estarei cá para percorrer este caminho com vocês, e espero que os nossos alunos sejam engrandecidos com o nosso trabalho”, disse.
Por sua vez, o Secretário de Estado da Educação, António Leite, salientou no seu discurso “ser um privilégio começar a semana neste maravilho espaço e região do país”, reforçando o caráter positivo do momento assinalado e reforçando a importância do mesmo num momento que é de “recomeços e reencontros”. “Sendo a escola um elemento central da democracia, a escola deve garantir a universalidade, a inclusão de todos. A escola vive e é influenciada pelo mundo, mas, sobretudo, pretendemos que influencie o mundo. O desafio é garantir a literacia a todos, para um melhor trabalho conjunto, porque aprender vale sempre a pena, e tudo isto só é possível com a cooperação entre a escola a autarquia e a comunidade em que se insere”, referiu.
O programa teve continuidade com um porto de honra, servido a todos os presentes, seguindo-se uma visita à Casa Miguel Torga e a outros pontos e espaços culturais do concelho, com o intuito de promover o acolhimento e integração daqueles que aqui ficaram colocados, dando também a oportunidade de todos ficarem a conhecer alguns dos espaços culturais existentes no nosso território.