Lamego Sociedade

Escola de Hotelaria e Turismo do Douro Lamego recebe estudantes da India em Intercâmbio Escolar

A Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego recebeu, durante toda a passada semana, um grupo de estudantes do VM Salgaocar Institute of International Hospitality Education, da Índia, numa iniciativa que promoveu internacionalmente a experiência enogastronómica do Douro e o conhecimento do património cultural, natural e imaterial duriense.

Os intercâmbios escolares entre as duas instituições vêm de longa data e têm permitido enriquecer a formação dos alunos e fortalecer os laços de excelência na área da hotelaria.

Durante uma semana, a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego (EHTDouro) recebeu uma delegação de alunos do VM Salgaocar, Instituto de Educação Internacional em Hotelaria (VMSIIHE), uma escola de hotelaria de Goa, estado indiano com fortes ligações a Portugal, fortalecendo o programa de intercâmbio cultural e educacional entre as duas escolas.

O VM Salgoacar é um estabelecimento de ensino de classe mundial e usa metodologias de ensino inovadoras, preparando os seus alunos para carreiras de sucesso em gestão hoteleira internacional e artes culinárias O grupo, composto por 11 estudantes e 1 professor, foi calorosamente recebido pela comunidade escolar da EHTDouro.

Durante a visita, os alunos indianos participaram em diversas atividades práticas e workshops, onde tiveram a oportunidade de aprender sobre a gastronomia portuguesa, em particular a rica tradição culinária do Douro, assim como os seus vinhos. As sessões incluíram aulas sobre técnicas de cozinha tradicional portuguesa, enologia e harmonização de vinhos, ministradas por chefs e especialistas da região.

Por outro lado, os estudantes portugueses também puderam enriquecer os seus conhecimentos, ao conhecerem a cultura e a gastronomia indiana. Os alunos goenses realizaram apresentações e demonstrações de pratos típicos da Índia, proporcionando um verdadeiro banquete de sabores exóticos e técnicas inovadoras.

O Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego, Dr. Miguel Duarte, destacou a importância deste tipo de iniciativas: "Este intercâmbio é uma excelente oportunidade para os nossos alunos adquirirem uma visão global da hotelaria e da gastronomia. A troca de conhecimentos e experiências com os estudantes indianos é inestimável e fortalece os laços entre as duas culturas."

O programa de intercâmbio, que se estendeu por uma semana, incluiu visitas a quintas vinícolas da região do Douro, a estabelecimentos hoteleiros de referência mundial e roteiros turísticos e culturais, sem faltarem os momentos de convívio entre os alunos das duas instituições. Esta experiência, para além de educativa, visa também promover valores como a diversidade, a inclusão e o respeito mútuo.

Os alunos e professor expressaram o seu entusiasmo de tal forma, que o Diretor do Instituto Escolar de Hotelaria da Índia veio pessoalmente demonstrar “a enorme gratidão pela receção e hospitalidade que tiveram em Lamego”, elogiando a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego, os colaboradores e alunos envolvidos e sublinhando o desejo de dar continuidade a esta parceria no futuro.

Este intercâmbio também envolve os alunos da EHTDouro que costumam deslocar-se ao instituto de Goa, é um exemplo concreto de como a educação e a cultura podem unir Escolas e enriquecer mutuamente com as suas boas práticas, conhecimento e tradições, preparando os jovens para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado e interligado.

 A semana encerrou com um evento, no restaurante Vintage da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego, onde os alunos das duas escolas mostraram os seus talentos musicais, interpretando peças tradicionais, canções pop-rock e mostrando danças de ambos os países.

Últimas Notícias

Bienal de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa arranca a 20 de julho

18/07/2024

Comitiva de Sabrosa visitou Cadaujac no âmbito das comemorações do Dia Nacional de França

18/07/2024

Agosto é sinónimo de Côa Summer Fest

18/07/2024

Duas carrinhas elétricas ao serviço da Saúde entregues pela Câmara Municipal

18/07/2024

EXPOVILA gera mais de um milhão de receitas diretas ao concelho

11/07/2024

Novo Parque da Ferradosa vai ser inaugurado este domingo

28/06/2024

Fibra ótica vai chegar a mais de 1250 famílias em Moimenta da Beira

14/06/2024

Museu de Lamego apresenta exposição Boas Raparigas nos 50 Anos do 25 de Abril

14/06/2024