A Associação de História e Arqueologia de Sabrosa - AHAS está a promover, este ano, mais uma campanha de escavações na Necrópole Medieval das Touças, em Garganta, iniciada a 31 de julho, tendo no decorrer das mesmas descoberto um conjunto significativo de novas estruturas e artefactos.
No decorrer dos trabalhos, que este ano contam com a presença de alunos da Universidade do Porto, da Universidade de Coimbra, e da Universidade de Pula, na Croácia, no âmbito de um protocolo da AHAS com esta instituição, foram descobertos vários objetos, como peças em cerâmica decorada com cordões digitados, de cronologia medieval, provavelmente entre os séculos IX e XI d.C., fragmentos de osso e alguns metais, achados inéditos dos quais não havia registo nesta região.
A Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, e o Vice-Presidente, Martinho Gonçalves, estiveram hoje presentes no local e observaram o trabalho já desenvolvido pela equipa de arqueólogos que a cada dia aumentam a área de escavação.
As escavações terminam no próximo dia 18 de agosto e as descobertas tendem a aumentar com o avanço das mesmas, sendo um bom indicador para futuras pesquisas.
Os trabalhos são desenvolvidos e organizados pela AHAS e contam com a colaboração do município.