Sociedade

Escanções visitam Távora-Varosa durante dois dias (Fotogaleria)

Ao longo de dois dias, 11 e 12 de dezembro, um grupo de 11 escanções, oriundos de todo o país estiveram na região do Távora-Varosa onde tiveram oportunidade de conhecer a primeira região demarcada de espumante em Portugal, bem como os vinhos ali produzidos.

Do programa desta visita constaram visitas à sede da Comissão Vitivinícola Regional Távora-Varosa e às Caves Murganheira, em Tarouca, bem como à Cooperativa do Távora, em Moimenta da Beira, durante as quais diversos produtores da região tiveram oportunidade de colocar os seus vinhos à prova.

Tiago Paula é o Presidente da Associação Portuguesa de Escanções e um dos participantes nesta ação. Para o responsável associativo este tipo de ações são muito importante para os profissionais da área porque o mercado atualmente não consome apenas o vinho mas a história que está por trás de cada garrafa, algo que só é possível conhecer em contacto direto com quem o produz.

 “Para o escanção este tipo de ações é muito importante para conhecer de onde o produto vem, hoje além de se vender o vinho tem de se vender o que está por detrás da garrafa, e isso para eles cada vez mais é uma ferramenta de trabalho. Além disso conseguem compreender onde e como é feito, o que também os vai ajudar no seu dia a dia, na venda e na harmonização”.

Com cerca de um ano e meio à frente da Associação, a atual direção inaugura com esta ação um novo projeto de training de escanções que os levará em várias visitas pelas regiões vitícolas nacionais.

“Estamos a inaugurar um projeto da Associação de Escanções de Portugal, “training de escanções de Portugal”. Esta foi a primeira região a receber-nos e depois iremos andar um pouco pelo país inteiro”.

A estrear também está o novo copo que a CVR Távora-Varosa apresentou para o consumo de espumantes, uma ação que  Tiago Paula considera “surpreendente”, dando “os parabéns” à  comissão pela mudança.

“É o copo ideal para os espumantes, é um copo versátil que dá para muitos tipos de espumante, tanto para um mais jovem e exuberante como para um Reserva que tem muito tempo de cave, é sem dúvida um copo surpreendente”.

José Pereira, Presidente da Comissão explica que a iniciativa engloba uma estratégia comunicacional da CVR com o intuito de projetar a região, os produtores e os vinhos.

“Esta iniciativa está na linha da estratégia de comunicação que a CVR definiu e que pretende dar a conhecer o nosso território e os vinhos aqui produzidos.

As ações que desenvolvemos no Porto e em Lisboa, foram bastante participadas e deu para verificar o interesse de várias pessoas ligadas ao setor, nomeadamente os escanções que não conheciam a região do Távora-Varosa, é nesse sentido que surge esta ação”.

José Pereira congratula-se ainda com a presença de escanções de todo o país, deixando a garantia da realizações de mais ações semelhantes no futuro.

“Temos escanções de todo o país e agradecemos à Associação Portuguesa de Escanções o terem aceitado o nosso desafio.

Vamos realizar outras ações no futuro com esta associação e outros atores do setor com o objetivo de projetar cada vez mais a nossa região e os nossos produtos. Estas ações são tão mais importantes quanto o nosso principal mercado é o nacional”.

Pode ver a fotogaleria da visita clicando aqui!

Últimas Notícias

Mercado Local de Produtos da Terra arranca no próximo mês de maio

16/04/2024

UTAD regista aumento de 75% nos alunos internacionais candidatos ao próximo ano letivo

16/04/2024

Câmara de Lamego beneficia relvado do Estádio dos Remédios

15/04/2024

Festas em honra de S. Torcato em Cabaços

12/04/2024

Festival de Poesia e Música de Foz Côa celebra 40 anos e comemora os 50 anos de 25 de abril

12/04/2024

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola regressa pelo 11ª ano consecutivo

12/04/2024

Autarquia reguense organiza caminhada noturna da liberdade

11/04/2024

Quinta do Pessegueiro volta a abrir portas para visitas ao público com novidades nos roteiros e provas

11/04/2024