Desporto Santa Marta de Penaguião

Entre o Douro e o Marão, é ano de “trilhar Santa Marta de Penaguião”

Conhecido como o Berço D’Douro, o Município de Santa Marta de Penaguião, que vai do Douro ao Marão, decretou 2024 como o “ano oficial” para “trilhar” o concelho, de lés a lés, num total de 100 kms entre trilhos e Caminhos de Santiago.

Ao todo, ao longo do ano, serão seis os fins de semana escolhidos pela autarquia para levar a cabo esta iniciativa que pretende atrair locais e turistas. O primeiro dia (sábado) é dedicado a atividades diversas de valorização da gastronomia, vinhos, património, arte e cultura, e o segundo dia contempla uma caminhada pelas PR homologadas, que cruzam aldeias, quintas, vinhas, vales e montes, e levam o caminhante a imergir em paisagens simplesmente deslumbrantes.

Sílvia Silva, Vice-Presidente da autarquia penaguiense explica à nossa reportagem que a ideia de criar este “festival” surge pela riqueza paisagística, cultural e histórica do concelho duriense, aliadas à requalificação e criação de novos trilhos.

Temos uma riqueza paisagística extraordinária e já temos um significativo número de trilhos que requalificamos ao abrigo do programa Douro Histórico e que foram também alargados, criando mais dois.

Uma vez que criamos esses novos trilhos e que requalificamos os restantes em termos de sinalética e piso, achamos que era um bom ano para turisticamente ir buscar aquilo que melhor temos, a nossa paisagem”.

Olhando mais pormenorizadamente para a iniciativa, Sílvia Silva explica que a ideia é dar a conhecer as tradições e história do concelho aos que trilham o concelho.

“Nos diferentes trilhos acoplamos vários aspetos da nossa cultura, da nossa tradição e história de cada uma das freguesias.

No próximo trilho, por exemplo, falamos com um pastor para que as pessoas no momento da passagem pudessem ver as cabras e presenciassem essa vivência. Já no alto da serra, como é sabido, temos a tradição dos bombos e os participantes poderão apreciar esta arte. As pessoas já não querem caminha apenas por caminhar, se vêm até nós durante um fim de semana também procuram ver algo mais, perceber melhor a nossa génese.

Os trilhos são feitos durante o dia, mas a verdade é que temos um céu como se vê em poucos locais do país. Estando a astrofísica também em voga queremos também explorar este segmento”.

O “Ano Oficial para Trilhar Santa Marta de Penaguião” começou em março, com um fim-de-semana em que o pedestrianismo se aliou ao Campeonato Nacional de Enduro.

Os dias 27 e 28 de abril são para “Trilhar o Marão”, com enfoque na biosfera da Serra do Marão, e em dois momentos diferenciadores: ser pastor por uma manhã e, à noite, uma visita guiada ao céu, uma experiência de astronomia fantástica.

A 29 e 30 de junho o convite é para “Trilhar Belas Vistas”, para sentir as faldas do Marão, as águas refrescantes do rio Aguilhão e ainda “pôr as mãos no barro”, numa experiência de olaria.

O dia 25 de julho é para “Trilhar o Caminho” (Caminho Português de Santiago do Interior), pela rota de peregrinação medieval que atravessa o concelho.

No último fim-de-semana de setembro, dias 28 e 29, acontece o “Trilhar as Vindimas”, numa época em que o Douro está em festa, as uvas são colhidas e transportadas para o lagar, e os participantes podem participar nestas atividades, nomeadamente, na vindima e na pisa das uvas.

Termina este ano oficial para Trilhar Santa Marta de Penaguião nos dias 23 e 24 de novembro a “Trilhar a Castanha”, com um novo convite para subir à serra do Marão, desfrutar da magia das cores da natureza no outono, percorrer a margem do rio Aguilhão e apreciar os sabores da castanha e do mel, produtos de excelência neste concelho.

Com os trilhos disponíveis ao longo de todo o ano, mantidos ao abrigo do protocolo da autarquia com a empresa NTN, qualquer um pode ir até Santa Marta de Penaguião vivenciar esta experiência  acedendo ao convite da Vice-Presidente da autarquia que não hesita em assumir que visitar o concelho “é uma experiência sensorial, seja pelas paisagens, pela gastronomia, pelos vinhos ou pela forma que recebemos quem vem até nós”

Últimas Notícias

Bienal de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa arranca a 20 de julho

18/07/2024

Comitiva de Sabrosa visitou Cadaujac no âmbito das comemorações do Dia Nacional de França

18/07/2024

Agosto é sinónimo de Côa Summer Fest

18/07/2024

Duas carrinhas elétricas ao serviço da Saúde entregues pela Câmara Municipal

18/07/2024

EXPOVILA gera mais de um milhão de receitas diretas ao concelho

11/07/2024

Novo Parque da Ferradosa vai ser inaugurado este domingo

28/06/2024

Fibra ótica vai chegar a mais de 1250 famílias em Moimenta da Beira

14/06/2024

Museu de Lamego apresenta exposição Boas Raparigas nos 50 Anos do 25 de Abril

14/06/2024