Cerca de três dezenas de estudantes iniciaram esta terça-feira, 11 de outubro, o ano letivo 2022/2023, com as aulas a decorrerem na Escola Superior Externato Infante D. Henrique, em Moimenta da Beira, recentemente requalificada para honrar a estreia do Ensino Superior no concelho.
“Estamos a fazer história e, sobretudo, a garantir todas as condições para que os nossos munícipes possam melhorar as suas qualificações e competências para vencer os desafios e concretizar os seus projetos de vida profissional”, testemunha o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo. “Estamos também a edificar um caminho de produção de conhecimento no nosso concelho, conhecimento que servirá as empresas e as instituições, e contribuirá para o desenvolvimento económico e social do nosso território”, acrescenta o autarca.
Os estudantes vão estar divididos pelos dois Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSPs): Informática Industrial e Assessoria e Comunicação Organizacional, este último em regime pós-laboral, duas áreas de ensino superior profissional que foram protocoladas entre a Câmara Municipal de Moimenta da Beira e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), do Instituto Politécnico de Viseu, e que, depois de concluídas, dão acesso às respetivas licenciaturas da ESTGL.
O Curso Técnico Superior Profissional em Informática Industrial visa formar técnicos que de forma autónoma ou integrados numa equipa, analisam, concebem, programam, administram e supervisionam sistemas informáticos e eletrónicos de automação industrial, aplicados aos setores industriais da região, recorrendo à integração dos sistemas informáticos com os sistemas de produção, tendo em conta a sua otimização.
O Curso Técnico Superior Profissional em Assessoria e Comunicação Organizacional pretende formar profissionais que deverão estar capacitados para intervir na área das organizações, sejam públicas ou privadas; contribuir para o desenvolvimento do apoio qualificado em assessoria, estando habilitados para agir e trabalhar com públicos diversificados nos mais variados contextos; qualificar profissionais que colaborem nos diversos departamentos das organizações, desenvolvendo de forma especializada as tarefas administrativas, comunicacionais e de gestão do trabalho e do tempo.