Carrazeda de Ansiães Desporto

Encerram a 1 de outubro as inscrições para o Ansiães Douro Trail

Um evento desportivo com uma forte componente turística, um desafio para quem gosta de correr, mas também para quem prefere caminhar. As inscrições encerram a 1 de outubro.

No dia 15 de outubro o município de Carrazeda de Ansiães promove a 6ªa edição do Ansiães Douro Trail, uma prova de Trail Running, organizada pela PORTUGAlNTN, certificada pela Associação Trail Running Portugal (ATRP) que percorre trilhos, caminhos rurais e estradões do concelho. Um evento que tem vindo a crescer de forma sustentada e que em 2021 atingiu o limite máximo de inscrições: 400 participantes. “Em 2023 as expectativas continuam altas, aconselhamos os atletas para que façam a respetiva inscrição rapidamente, no ano passado muitos interessados ficaram de fora porque atingimos o limite que nos permite realizar este evento com total segurança e com altos padrões de qualidade”, adianta João Neves PORTUGALNTN, responsável pela organização do evento.

As inscrições são limitadas a 100 participantes no Trail Longo, 150 participantes no Trail Curto e a 150 na caminhada.

O Ansiães Douro Trail está dividido em três eventos:

- Trail longo com a distância aproximada de 32km, uma prova classificada com grau de dificuldade de nível 2, com limite máximo de participação de 100 atletas.

- Trail curto com a distância aproximada de 17 km. Este trail tem o grau de dificuldade 1 e o limite de participantes vai até aos 150.

- Caminhada pedestre, sem intuito competitivo, com uma distância aproximada de 13,7kM. Na caminhada a organização admite a inscrição de 150 pessoas.

O Ansiães Douro Trail (ADT), responde às preferências e à preparação e capacidade física de diferentes públicos, os praticantes de corrida em trilhos rurais, com diferentes níveis de dificuldade, mas também os amantes das caminhadas na natureza.

Aliás, é esta diversidade que permite aliar a componente desportiva à vertente turística que diferencia o evento.

Os trilhos para as diferentes provas foram desenhados de forma a permitir aos participantes cruzar, a correr ou a caminhar, alguns dos locais mais emblemáticos do concelho, e que conferem às diferentes provas características únicas. Os diversos trilhos têm na zona do Castelo de Ansiães um dos maiores de desafios e nas encostas do Alto Douro Vinhateiro, a oportunidade de correr numa das mais belas paisagens do mundo, o que valeu a este território a classificação da UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Do ponto de vista desportivo o Ansiães Douro Trail atrai atletas de todo o país e também da vizinha Espanha, com especial incidência nas regiões de Trás-os-Montes e alto Douro, Alto Tâmega, Porto e zonas de Viseu e Aveiro.

Os maratonistas Flor Madureira e João Oliveira são os padrinhos oficias do evento. A presença destes dois atletas de referência nacional e internacional é, sem dúvida, um incentivo para os atletas e entusiastas da modalidade.

Para além disso, o seu nome e reputação, reforça a confiança que a organização incute a esta iniciativa.

Últimas Notícias

Mercado Local de Produtos da Terra arranca no próximo mês de maio

16/04/2024

UTAD regista aumento de 75% nos alunos internacionais candidatos ao próximo ano letivo

16/04/2024

Câmara de Lamego beneficia relvado do Estádio dos Remédios

15/04/2024

Festas em honra de S. Torcato em Cabaços

12/04/2024

Festival de Poesia e Música de Foz Côa celebra 40 anos e comemora os 50 anos de 25 de abril

12/04/2024

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola regressa pelo 11ª ano consecutivo

12/04/2024

Autarquia reguense organiza caminhada noturna da liberdade

11/04/2024

Quinta do Pessegueiro volta a abrir portas para visitas ao público com novidades nos roteiros e provas

11/04/2024