Alijó
Armamar
Carrazeda de Ansiães
Concelhos
Freixo de Espada à Cinta
Informação
Lamego
Mesão Frio
Moimenta da Beira
Murça
Penedono
Peso da Régua
São João da Pesqueira
Sabrosa
Santa Marta de Penaguião
Sernancelhe
Sociedade
Tabuaço
Tarouca
Torre de Moncorvo
Últimas
Vila Nova de Foz Côa
Vila Real
Emprego cresceu 0,8% na região do Norte entre abril e junho deste ano
[caption id="attachment_1089" align="alignleft" width="300"] Mesão Frio encontra-se entre os 13 municípios que observaram, em termos homólogos, um aumento do desemprego registado (+13,3%)/ Foto: Direitos Reservados[/caption]
O emprego na região Norte registou, no segundo trimestre de 2015, um aumento de 0,8% em termos homólogos, resultado assente no aumento de postos de trabalho nas indústrias transformadoras, atividades de saúde e apoio social, revelou esta quinta-feira o boletim “Norte Conjuntura”, editado pela Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
Segundo dados do documento “Norte Conjuntura”, relativos ao 2.º trimestre de 2015, “o emprego na Região do Norte voltou a registar uma variação homóloga positiva, tal como vem sucedendo desde o início de 2014”.
“O crescimento observado face ao trimestre homólogo do ano passado foi de 0,8% (variação que representa mais cerca de 13 mil indivíduos empregados e que compara com um crescimento de 1,1% no trimestre anterior”, informa o boletim.
A taxa de emprego também subiu, alcançando 66,7% no 2º trimestre de 2015. De acordo com a CCDR-N, este aumento “foi assegurado pelas indústrias transformadoras, com mais cerca de 19 mil indivíduos empregados do que há um ano”, destacando-se ainda os contributos das atividades de saúde humana e apoio social.
De acordo com a CCDR-N, o desemprego registado observou, no 2.º trimestre deste ano, uma descida de 14,1% face ao trimestre homólogo, “resultado que representa menos cerca de 38.500 desempregados inscritos do que há um ano.
O município que, na média do 2º trimestre de 2015, mais contribuiu para a descida do desemprego registado na região face ao trimestre homólogo do ano transato voltou a ser Vila Nova de Gaia. Seguem-se os municípios do Porto, Gondomar, e Braga.
O município de Mesão Frio encontra-se entre os 13 municípios que observaram, em termos homólogos, um aumento do desemprego registado (+13,3%).
O setor do turismo registou variações homólogas positivas no 2.º trimestre deste ano, com as dormidas e o número de hóspedes a crescerem 13,2% e os proveitos totais a subirem 17,7%.
Em queda estiveram as exportações de mercadorias no Norte com uma variação homóloga negativa de 1,5%, “motivada sobretudo pela quebra no valor das exportações de combustíveis e óleos minerais”, informa a CCDR-N.
Em campo negativo ficaram também as licenças de construção emitidas na região, onde se registou uma variação homóloga de -5,6%. No entanto, no segmento das construções para habitação o número de licenças cresceu 8,1%.