Concelhos Informação Peso da Régua Sociedade Últimas

DGS encerra Hospital do Peso da Régua devido à presença de Legionella

[caption id="attachment_1827" align="alignleft" width="300"]O Hospital do Peso da Régua foi encerrado esta quinta-feira | Foto: Direitos Reservados O Hospital do Peso da Régua foi encerrado esta quinta-feira | Foto: Direitos Reservados[/caption]

O Hospital D. Luís I, no Peso da Régua, foi hoje encerrado devido a presença da bactéria Legionella na rede de água. A presença da bactéria foi confirmada pela Direção Geral de Saúde (DGS).

O diretor-geral da Saúde, Francisco George, afirmou nesta quinta-feira à agência Lusa, que os doze doentes internados no Hospital da Régua e todos os funcionários vão ser transferidos para outro hospital do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) cujas unidades estão situadas em Chaves, Lamego e Vila Real.

“O sistema de vigilância da qualidade da água identificou a presença da bateria Legionella e, uma vez identificada, foram tomadas as medidas, sublinho, em termos de boas práticas, que devem sempre ser tomadas: reduzir o risco dos doentes aí presentes, e do pessoal, em contrair a infeção”, revelou Francisco George, acrescentando que “não há qualquer doente infetado e esta é uma medida de precaução”.

Alfredo Gomes, dirigente nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), confessou que apenas ontem os enfermeiros do hospital foram avisados que iriam ser transferidos para o hospital de Chaves. O enfermeiro frisou que “em princípio não há infetados, até agora ninguém tem sintomatologia, mas não foi feito rastreio a ninguém”, revelou, sublinhando, “as pessoas têm, por uma questão preventiva, que fazer os rastreios”.

Alfredo Gomes frisou que a medida de encerramento do hospital foi correta, pois “se há presença da bactéria tem que se tratar”. O dirigente do SEP, lamentou apenas “a falta de informação para com os profissionais” e a incerteza em relação ao que se irá desenrolar com todo este processo.

Nuno Gonçalves, presidente da autarquia, mostrou-se “muito preocupado” com toda a situação, "a informação que temos também é pouca, mas o que nos informaram é que seria um surto de Legionella e que teriam de encerrar o hospital hoje, transferindo os doentes e o pessoal", afirmou o edil.

Maria Beatriz Monteiro, antiga auxiliar do hospital do Peso da Régua, tem atualmente a filha e o genro, ambos enfermeiros, a trabalhar na unidade de saúde reguense. Maria Beatriz Monteiro lamenta que apenas ontem, ao final da tarde, tenham avisado os funcionários que o hospital iria ser encerrado e que iriam ser transferidos, “devia existir um pouco de humanidade por aqueles que trabalham e pelos doentes”, revelou ao VivaDouro. “Logo depois da transferência dos doentes e funcionários vão iniciar-se as operações de desinfeção da rede predial daquele estabelecimento, que se faz através de um choque de cloro ou de um choque térmico”, concluiu Francisco George.

 

Últimas Notícias

Lalim acolhe prova de trail com percurso de 13 quilómetros

14/10/2025

Filme apoiado pelo Município de Lamego selecionado para prestigiada mostra internacional

14/10/2025

UTAD conquista oito posições no Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual da FCT

14/10/2025

Vinho do Porto: Vieira de Sousa prossegue aposta em formatos diferenciadores e premium

14/10/2025

IVDP celebrou “O Mágico Número 5” em masterclasse exclusiva no Port Wine Day

14/10/2025

Coro da Misericórdia de Lamego vive jornada única em Roma

14/10/2025

Município de Lamego promove controlo reprodutivo de pombos

14/10/2025

Gatos de rua ganham novos abrigos em Lamego

14/10/2025