Opinião

Cuidadores Comunitários / Comunidades Amparadas -  inovação social para o interior de Portugal!

No Douro está a nascer uma nova e complementar resposta de saúde e amparo social, que é a inovação que pode ser fundamental para se manterem vivas as nossas Aldeias, Vilas e até as cidades do interior de Portugal.

O Aldeias Humanitar, a partir do Douro, mais particularmente no Douro Sul e no concelho de Sernancelhe, está a preparar o projeto piloto da permanência, todos os dias, desta resposta de saúde e amparo social.

Estaremos perante uma (R)Evolução nas respostas de saúde e amparo social, o que permitirá às pessoas, muito particularmente as mais vulneráveis, terem perto de si alguém capaz de os apoiar nas mais diversas necessidades.

O Cuidador Comunitário, resumidamente, é uma função profissional, exercida na comunidade, por profissionais com formação académica / científica consistente e compatível, que tenham  na base a vontade de olhar o outro com absoluto respeito, de agir na “humanidade das pessoas que cuida”, disponível para apoiar em atividades  de vida quando necessário, ter competências na gestão do regime terapêutico, vigilância e articulação com outras respostas da comunidade.

Com esta resposta  as nossas terras serão Comunidades Amparadas, um conceito de proteção da vida humana nos territórios em quase colapso demográfico.

A Rede de Cuidadores Comunitários,  dará coesão aos nossos territórios por via do apoio à existência de vida humana e pela criação de novos empregos de jovens que permanecerão no interior.

O Cuidador Comunitário, atua em casa de cada um, ou seja, no seu mundo maior.

A casa é o lugar da nossa vida familiar, das memórias dos nossos amores, dos nossos filhos que entretanto até já não estão por perto.

 A casa é um dos nossos direitos fundamentais. Que nos dá autonomia, identidade, independência, privacidade, autoestima, autoconfiança, e, em resumo,  a felicidade.

Queremos todos, dar aos nossos mais velhos o direito de na sua casa permanecerem até que a vida o permita e a sua vontade seja a de ficar.

Nós, os idosos de amanhã, certamente sonhamos com a possibilidade de termos apoio permanente na comunidade onde vivemos que desejamos amparada.

Vamos todos colocar esta nova resposta de saúde e amparo social nas bocas do mundo para que seja uma opção generalizada nos municípios do interior de Portugal.

Últimas Notícias

Lalim acolhe prova de trail com percurso de 13 quilómetros

14/10/2025

Filme apoiado pelo Município de Lamego selecionado para prestigiada mostra internacional

14/10/2025

UTAD conquista oito posições no Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual da FCT

14/10/2025

Vinho do Porto: Vieira de Sousa prossegue aposta em formatos diferenciadores e premium

14/10/2025

IVDP celebrou “O Mágico Número 5” em masterclasse exclusiva no Port Wine Day

14/10/2025

Coro da Misericórdia de Lamego vive jornada única em Roma

14/10/2025

Município de Lamego promove controlo reprodutivo de pombos

14/10/2025

Gatos de rua ganham novos abrigos em Lamego

14/10/2025